Seguidores

quinta-feira, 7 de março de 2013

Crise de Identidade

Presentemente os tempos não tem sido nada fáceis.Inverno rigoroso que não nos permite disfrutar da pesca e cada vez mais dá saudades daquelas jornadas com boas condições com peixe no saco. 
Ainda resta a esperança que até Abril ainda encoste alguns, mas mais um ano que a altura deles passa e o peixe não encosta. Uns dizem que é derivado ao pilado , outros que o mar precisa de acalmar uns dias  e muitas teorias existem ...agora a verdadeira explicação também não faço ideia! O que é certo é que pelo segundo ano seguido, na altura que o peixe encosta  para a desova , por estes lados não se houve falar de nenhumas pescarias de jeito ....sai um aqui um ali e pouco mais!


 Para não fugir à regra, neste Sábado passado, o mar dava boas condições e  a malta combinou mais uma jornada de 7h intensivas de spinning! 5:30h já no local à hora combinada e estava já lá eu , Jota, Bruno e faltava um ... Careca! Chegou uns 30min mais tarde e lá se juntou a nós . 


Andamos muito ... lançar e lançar e nem um toque para animar ...já quase no final numa zona de pedra resolvi meter a minha Saltiga que na última vez tinha resultado e num dos lançamentos senti uma prisão estranha em faço a ferragem e a cana começa a dizer-me que algo não estava bem ... batia de maneira esquesita ... Estranho??! O que é isto ??? Quando chega junto a mim é que vejo ... uma SALEMA??? 


Já tinha tirado duas aqui a uns tempos mas pelo "casaco" mas esta sem dúvida que foi intencional pois vinha presa pela boca na última fatecha ...Penso que dada a falta de robalos, esta Salema com crise de identidade resolveu fazer de  robalo e mandou-se à amostra! Demos por terminada a jonada era 13h já com uma boa dor de costas e com alguma frustração pois se o peixe não apareceu com aquelas condições é porque não anda mesmo cá . 



O que valeu ainda é que estava o almoço à espera na casa do Bruno com as belas das minis para acompanhar ;) !

Cumprimentos!

21 comentários:

  1. A coisa tá mesmo ruim, nem com todas as boas condições reunidas sai um peixinho... Olha tu ainda safaste o chibo, com essa salema... Deve ter dado umas cabeçadas...:)

    Vamos lá ver se eles encostam depois do temporal!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Manuel, isto está ruim como dizes...o problema é que se continuar como tem sido os ultimos meses , passa o temporal , está aceitável 1 ou 2 dias e quando a cor das águas começa a ficar boa vem novo temporal e mar grande.
      Esperança é a palavra de ordem ;)

      Abraço!

      Eliminar
  2. Eheheh, entre uma grade ou uma "robala às riscas amarelas", venha a "robala"! E olha que essa tem uma "arma secreta" se a apertares muito :P
    Melhores dias virão, não pode ser sempre :\

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Morais ;)

      Esta não deu oportunidade de mostrar a "arma secreta" teve muito tempo de molho antes de ir para a foto =) eheh
      Sim, mas as grades começam a pesar! E eu não posso queixar.me assim tanto , mas mesmo assim acredita que já ando com umas quantas e boas ás costas ;)

      Abraço!

      Eliminar
  3. Boas Inácio,
    isto vai mesmo complicado, e olha que não é só ao spinning, pois os sargos, também deve andar cheios de pilado ou o resto das duvidas que todos temos.
    Já salemas deve de ser aos milhares, pragas delas, é para veres o que eu sofro, é só tremeliques na cana e anzóis nos queixos delas, tem cá uns dentinhos.
    Esses spots conheço como a palma da mão, é a minha praia, foi ai que cresci como pescador, muito bom pesqueiro sim senhor, eles é que não andam lá.
    Vamos esperar que o mar caia para ver se é do mar bravo, caso não dê peixe continuamos com a duvida do PORQUÊ.
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah... grande pedro!Á muito que não vou aos sargos mas também com muitos ou poucos a abeirar penso que os meus resultados são sempre os mesmos por isso nunca chego a saber se eles andam cá ou não!lol
      Temos apostado mais nestes spots que para nós nunca foi muito explorado mas tem muitas boas condições para sair uns bons peixinhos.
      Agora a ver se esta próxima queda não seja temporária e dê mais condições para podermos fazer o que tanto gostamos ;)

      Abraço!

      Eliminar
  4. Boas Inácio!
    No ano passado era do ano bissexto, este ano é o pilado que permanece ao largo, há sempre uma desculpa para os maus resultados dos últimos tempos, e se deixarmos de arranjar desculpas e cairmos na realidade de que já não há peixe como havia, e os Sargos que também não aparecem como em anos anteriores, e as Douradas que eram uma loucura no final do verão e também não apareceram … Hoje quando se faz uma captura de kilo já se pode considerar uma pesca razoável, mas há que ter paciência e esperar para o ano ou para o outro ou quem sabe daqui a cinco ou seis anos…
    Essa saltiga mesmo com as fateixas ferrugentas vai a todas looool
    Bom pesqueiro esse.
    Um abraço e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro ;)

      Txiii, um kileiro já faz milagres ao moral da malta! eu quero mesmo pensar que isto são anos ... e que o próximo é que é ... ou então o outro ... pois se não for assim bem que podemos ganir mas nunca deixar de tentar e fazer o que tanto gostamos!
      Ahahah...fatechas ferrugentas? Estão um mimo !! ahaahah ... mas a última que não está muito visivel, é novinha! Fui obrigado! O último que tirei com ela resolvei faze.la desaparecer ... valeu por ter engolido a amostra por completo caso contrário, não sei se tinha tido a mesma sorte :)

      Abraço ;)

      Eliminar
  5. Boas pessoal,

    na minha opinião penso que é um pouco de tudo o que disseste e mais alguma coisa...

    Ainda bem que isto acontece pois, já que em Portugal não há defeso (profissional) na altura da desova, a natureza encarrega-se de fazer o defeso...

    Aqui na zona é impressionante, é precisamente de Novembro a Abril que têm licença para meter redes nas nossas praias... Infelizmente...

    Por isso, estes dois últimos anos foram um tipo de defeso natural...

    Grd abr ao pessoal ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Matos ;)

      Não querendo tocar num dos assuntos que mais polémica dá , na minha opinião , apesar nesta altura ser uma das melhores para realizar boas pescas sou da opinião que deveria haver um defeso ( Geral ) para esta espécie que no espaço de poucos anos penso que começava a dar resultados muito positivos. Mas o problema principal é esse mesmo que mencionas que não é só por aí mas como em todo o lado ...redes e aparelhos ve.se por toda a parte e deixa.nos um pouco pensativos em relação ao futuro.
      Vocês por aí também andam a penar ou que ?

      Abraço!


      Eliminar
    2. à 3 meses que não vou lá....

      Para não mentir, fui 2 ou 3 vezes em 3 ou 4 meses.... é assim...

      Quanto ás redes enganas-te (penso eu) pois, as Majoeiras só são autorizadas desde o Douro até à Naza.... por isso, alem daquelas que vocês têm e que nós também temos aqui na nossa zona, ainda temos a mais as Majoeiras... que rapam tudo à beira mar... na época da desova.... e autorizadas...

      Já vi a deitarem todos peixe fora que apanham à excepção dos Robalos e Sargos....

      É assim, os Políticos Portugueses e não só, só querem encher a pança ;)

      Grd abr ;)

      Eliminar
  6. Habrá que insistir, es lo que toca. Animos y un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pepe!

      É isso mesmo, temos que ser muito persistentes nestas alturas que o peixe não quer colaborar , pois só assim é que conseguimos alguns resultados.

      Abraço ;)

      Eliminar
  7. Parece que habéis tenido un invierno raro, a ver si con la entrada de la primavera mejora la cosa Inacio.
    Un abrazo desde Cadiz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É essa a minha esperança Salah, a partir de agora para a frente a ver se temos melhores condições e que dê para ir mais vezes.

      Abraço ;)

      Eliminar
  8. EU logo vi ,vocÊs o engodo era o almoço e empaturrarem-se de MINIS a seguir, ás vezes ainda é melhor que a pesca é o que um gajo leva de melhor nesta vida e ..................umas biscas em cima para estabilizar eh eh eh eh ;) Robalo de Carbono

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh...nem mais ! Aproveitar enquanto cá andamos , penso que dias assim são aproveitados na melhor maneira possivel ... e obviamente se com pouco na barriga a bisca é indespensável imagina de barriguina cheia ;D ahahah !
      Abraço ;)

      Eliminar
  9. Boas inacio realmente este inverno....tá a ser o mais rigoroso dá 30 anos,agora já pertences ao clube,também já matei uma e com a fateixa na boca um grande abraço para toda a team!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nuno,

      Lembro-me bem que aqui a uns tempos também tiras-te uma a ferrar pela boca .
      Este Inverno infelizmente está a ser mesmo para esquecer!

      Abraço ;)

      Eliminar
  10. Mais uma captura insólita ao spinning! Já vi ruivos, maragotas, sargos e agora uma salema!
    Bem melhor que uma pesada grade!
    Vais ver que as coisas não são tão más como as pintam e que os robalos andam aí em peso! ;)
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Assim ainda deu para "tremer" um pouco e apesar de não ser o peixe que procurava sempre livrou a grade.
      A ver vamos se melhora ou não ...mas aqui para estes lados ou eles andam bem escondidos ou por cá não andam :)

      Abraço!

      Eliminar