Seguidores

sábado, 30 de setembro de 2017

Corvina XXL !!! Peixe de uma vida !

Enquanto pescador tenho vários objectivos ( há quem lhe chame de sonhos), eu gosto de pensar que como na vida tudo o que conseguimos é por mérito e por muita vontade ou teimosia. 
Todos os que gostam e praticam este hobby devem saber que por vezes é muito ingrato,  temos de passar muitas horas juntos ao mar, muitos Km percorridos , muitos sacrifícios para conseguir levar alguma coisa para casa o que grande parte das vezes somente uma bela e grande grade!
Passamos por fazes boas em que apanhamos peixe de qualquer forma e feitio e pensamos que afinal já percebemos qualquer coisa da coisa e depois vem as menos boas que fazemos jornadas a fio sem uma única captura e começamos a duvidar de nós próprios. 
É nessas alturas menos boas que me agarro aos meus sonhos e penso que no próximo lançamento poderei ferrar um grande exemplar e mudar uma má jornada para uma jornada memorável.
Tudo isto para vos contar a minha jornada e mostrar que o caminho mais fácil por vezes é desistir mas quando temos força para insistir um pouco mais, por vezes podem ter uma bela surpresa ....

Uma bela noite de Verão em que nenhum dos meus companheiros de pesca podiam ir resolvi ir fazer uma investida sozinho . 
Apenas tinha visto no Windguru que  mar apresentava uma boa queda para o fim do dia e nem tive tempo de ir ver pesqueiros ... 
Como não sabia bem onde haveria de insistir , comecei a bater terreno palmo a palmo na esperança que o peixe desse sinal . 
Inicialmente o mar ainda tinha um pouco de força mas com o passar do tempo e encher da maré dava para ver que as previsões estavam corretas ... o mar estava a ficar mais calmo e aí comecei a pensar que tinha todas as condições para enganar algum peixinho . 
As horas a passar e o cansaço no corpo a aumentar também ... como já não tenho os meus 20 anos ao fim de um dia de trabalho e 5h de Spinning já tinha a minha conta!
Por teimosia pensei em insistir um pouco mais e voltei atrás para um local do qual tinha gostado e tentei a minha sorte!
Estava a fazer os lançamentos e sempre a pensar no que era engatar um grande peixe para ouvir o carreto a cantar durante muito tempo ( acho que também penso nisso todas as jornadas e muitas vezes ) ... e do nada sinto que algo de muito grande tinha acabado de pegar no vinil mesmo junto à rebentação !! Não consigo descrever o que foi aquilo ... não foi toque , não foi uma porrada! Começou a levar fio a grande velocidade e eu a pensar " está a acontecer! Só pode ser uma locomotiva daquelas ... " . O carreto que até hoje nunca me deixou mal , parecia que era de um carreto de brincar em que não tinha Drag! Os primeiros 10 minutos senti que aquilo era demasiada areia para a minha camioneta!Simplesmente não consegui dar uma única manivelada , apenas limitei-me a controlar o fio que tinha na bobine e a tentar travar um pouco com as mãos em cima da bobine pois não queria ficar sem fio .
Quando finalmente as grandes corridas pararam pensei que afinal ainda poderia ter alguma hipótese de ganhar a luta contra aquele grande bicho que estava na ponta da linha ....
Andei muitos metros na praia de um lado para o outro , os braços doíam, soava por todo o lado  ... ao fim de uns 30 minutos de luta veio pela primeira vez ao cimo e só via uma grande mancha branca a uns 30 metros de mim ...era enorme!
Foi a partir daí que comecei a pensar como é que sozinho iria conseguir meter um bicho daquelas a seco ...O mar na altura mais parecia um rio e não ajudava em nada para a meter cá fora , tinha de ser com muita calma mesmo até porque estava a pescar com um multifilamento 0,18 ...  mais uns 15 minutos com ela a uns 5 metros de mim e sem nada poder fazer pois era um peso danado ! 
Por fim lá veio uma pequena onde em que ajudou a meter o bicho a seco e lá consegui deitar-lhe a mão! 
Era uma grande Corvina...

26.500 KG de power!



Não sabia se havia de gritar de alegria ou cair para o lado de tanto cansaço!

Sem dúvida que o meu Record estava batido!




Foram 50 minutos de luta e adrenalina!









Ao longo destes anos que pratico Spinning sempre imaginei que poderia ser contemplado com grandes capturas mas nunca imaginei um exemplar destes.

Depois desta épica batalha o meu desafio seguinte seria levar aquele peixe até ao carro e como o meter no carro visto que não iria caber lá dentro .
Tive de telefonar ao Jota que ainda estava acordado e prontamente disponibilizou-se para ir ajudar a carregar o peixe e tive de acordar o meu pai para levar a carrinha e carregar o peixe.

Um grande agradecimento ao Jota por carregar na totalidade o peixe , pois para mim era impossível ter mais forças para tal feito.


Uma jornada que tudo indicava terminar com mais uma grade , mas com alguma sorte com alguns gostam tanto de dizer ,acabou por terminar como uma jornada épica com o peixe de uma vida!
Mais um sonho atingido e agora que venha o Robalo da minha Vida xD !


Cumprimentos!



Cana - Shimano Game AR-C 906
Carreto - Morethan Branzino 3000
Fio - Shimano Kairiki SX-8 0,18

4 comentários:

  1. Boas Inácio,
    Parabéns pela captura!
    Mas nunca se sabe pode sempre vir outra com mais uns kilinhos... :)
    O robalo tb vai vir...

    Forte Abraço e aperta com eles ou elas

    ResponderEliminar
  2. Boas Manuel!

    Outra assim ou maior será muito difícil mas fica a esperança de pelo menos mais alguma parecida .
    Agora o robalo está complicado mas acredito que mais cedo ou mais tarde ele virá :)
    Tive aí pelos teus lados aqui à uns dias e parece que eles andam por aí! Aperta com eles ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Grande Inácio.... Grande corvina! :)

    Aqueles 5mins extra, naquele spot que tem bons aspecto.... Tantas e tantas vezes revelam surpresas que estavam escondidas e guardadas a 7 chaves ;)

    Uma corvina desse calibre é coisa bruta e não é fácil dominar a besta, é preciso um kit de unhas como deve ser!

    E se me permites, tiveste a sorte do teu lado porque podes bem imaginar como teria sido se tivesse sido mal o vinil caiu à água....!!

    Agora o sonho tornou-se realidade, soma e segue para o próximo sonho! ;)

    Grande abraço e parabéns!!

    ResponderEliminar
  4. Boas Cláudio !

    Sem dúvida!Pensei várias vezes nisso... calhou a ferrar mesmo à saída mas se fosse lá dentro era uns bons metros de fio a menos e aí poderia obrigar-me a cometer algum erro por ver a bobine a ficar rapidamente sem fio .
    Tive alguma sorte pois as primeiras corridas foram para dentro mas depois acabou por começar a andar para os lados , porque se as investidas fossem sempre para dentro não tinha hipótese.
    Com um bicho destes muita coisa pode correr mal e ao mínimo descuido é o suficiente para perder o peixe.
    Mas o que interessa é que esta veio para fora ;)

    Grande Abraço!

    ResponderEliminar