Seguidores

sábado, 28 de dezembro de 2013

Noite de frio e de... peixe!!!

Boas Malta!!!

Depois de 2 grades seguidas em 2 pesqueiros diferentes, decidimos mudar de pesqueiro e decidimos ir para um pesqueiro relativamente perto.... Tinhamos visto o pesqueiro há um ano!!! lol nunca mais lá fomos. Mas decidimos arriscar e ir à procura de peixe....
E assim foi... à hora combinada fui ter com o Luciano e arriscamos, lá fomos os dois com uma breja do CATANO  em busca de peixe para um local pouco explorado por nós.
Chegámos ao pesqueiro, montamos as coisas e descemos a arriba. começamos a pescar mas o mar estava vazio e... nada!! o Luciano entretanto decidiu ir para cima de umas pedras, mas pelo caminho ainda levou uma molhita :D
Entretanto fazemos uma pausa para uma bisca à chuva... eu queria ir para Norte e ele para Sul... Depois da bisca lá decidimos ir para sul. Chegados ao local, eu estava a mudar a amostra para um vinil e o Luciano faz um lançamento, oiço qualquer coisa
e quando olho já está o Luciano com um peixe engatado :D ajudo a tirar o peixe e vou pescar, mal que lanço sinto o vinil a roçar em pedra (pensava eu!!) e derrepente começa a cana a bater... TUM TUM ... tiro o peixe... era o irmão gémeo do outro...Nisto voltamos à acção... começamos a sentir uns peixe mas não os conseguiamos ferrar... Com o passar do  tempo deixamos de sentir peixe durante 1 hora. Decidimos mudar de local mas antes demos mais uma hipótese ao pesqueiro...   Nisto o Luciano sente mais uns ataques e decidimos continuar por ali... derrepente do nada engata-se mais um peixe na minha cana, era um robalo Kileiro... O peixe voltava a dar sinal e engata-se mais um na minha cana!!! E depois outro.... e outro... e o Luciano não os conseguia ferrar... :( ele perguntava como eu os ferrava... até que lhe disse o segredo .... ELES É QUE SE ESTÃO A FERRAR SOZINHOS :D ( não sei se era do vento e do fio folgado... mas sentia algo esquisito que sabia que era peixe e derrepente estavam engatados :D) Já noite fora e regelados o Luciano engata mais 2 bons peixes :D
Quando o peixe deixou de morder decidimos terminar a jornada, sabiamos que era uma questão de tempo mas o corpo já estava a ceder. já tinhamos 11 horitas de pesca nas costas... e ainda tinhamos de
subir uma arriba... com o peixe às costas :D ( algo que já não sabia o que era há muito tempo).

Aqui ficam as fotos da pescaria :D




Os gradeiros aproveitam para desejar um bom ano de 2014!

P.S - Não vos vamos maçar mais! Temos de ir  até ao Casino de Portimão recuperar o dinheiro dispendido à pouco numa loja de pesca no Carvoeiro :) !
P.S.S- Pedimos desculpa pela qualidade das fotos, mas estavamos em modo zombie!

sábado, 14 de dezembro de 2013

Mais gelo no lombo!

Jornada mais uma vez de muito frio em que desta fui eu o Jota e Víctor!
Chegamos com grande esperança que poderia sair uns peixes apesar da maré não estar na altura desejada para aquele spot . 
 Após uns quantos lançamentos sinto uma boa investida que depois de um luta interessante com a ajuda do Jota consigo mete-lo cá fora ...




O tempo foi passando e nem sinal deles, até que o Jota resolve tentar outro spot e no primeiro lançamento que faz ...



Entretanto a maré fica sem altura de água,e com algumas horas e gelo em cima optamos por terminar a jornada.


Cumprimentos!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O vinil pode fazer a diferença!

Boas malta!

Temos andado com pouco tempo para o blog,muito trabalho, muita pesca enquanto o mar deixa,muita grade ás costas mas também algumas boas pescarias!

Aqui fica um relato em que depois de muita procura lá conseguimos dar com alguns peixinhos...

As condições climatéricas nas últimas semanas mudaram e muito , com tardes que fazem lembrar a primavera mas noites com frio de rachar que apenas os mais duros tem coragem para tentar a sua sorte!
Como praticamente só pescamos á noite , temos de estar sujeitos a essas condições ... bem agasalhados , e com o pinguinho no nariz já congelado lá fomos aventurar-nos para locais que em situação normal não iriamos mas com o mar parado dá para pescar .
Como é normal fui eu ,o amigo Jota e a inesperada companhia do Careca que apareceu para uma pescaria. Como nos bons velhos tempos o trio dos gradeiros estava completo !
Começamos a lançar e não foi preciso muito para sair o primeiro peixe! Quem foi o contemplado ? O desaparecido em combate! Sim, o Jorge que já nem devia saber fazer um lançamento muito menos lembrar-se o que era sentir peixe!eheheh ...Eu temia pela sua integridade física , pois podia dar.lhe uma  quebra de tensão ou mesmo um desmaio de tanta emoção! Mas aguentou.se bem no combate e conseguiu tirar o peixinho ... uma baila ! 
Os minutos foram passando e mais nada  ...  o Jota afastou-se para percorrer outros spots e acabou por ser compensado um pouco depois também com uma baila que foi devolvida.Pouco depois conseguiu ferrar um peixe calhau ( espécie muito abundante para aqueles lados ) que levou a melhor na luta e ficou com a sua querida amostra!
Eu sempre com jerkbaits,no mesmo local que o Jorge tinha tirado o peixe , antes de mudar de sitio penso em mudar para vinil e fazer o verdadeiro teste antes de abandonar o spot ...2 lançamentos e PUM! Peixe na pota da linha que com cuidadinho lá veio parar cá fora! Era um robalinho mas ainda sem medida para ir para o saco. Novo lançamento, e PUM! Outro! Desta vez um pouco maior mas mesmo à saida em zona complicada de pedra acaba por desferrar . O peixe miúdo estava presente mas não era desses que procuravamos ...até que um tempo depois faço um lançamento e estava a falar com o Careca e ZZZZ ....ZZZZZZZZZZZZZZ... "Eh lá, este já é dos bons ... Jorge vou precisar da tua ajuda para o meter cá em cima!"  ...  As saudades eram tantas de sentir um bom peixe que à muito tempo que não disfrutava tanto de uma bela luta ... no final já junto à pedra a ajuda do Careca foi crucial , pois sozinho seria muito dificil de o cobrar.



 
 Depois de estar cá fora , lá começava a ouvir frases " Eu tiro as missangas e o cagado do costume tira o peixe grande" , " Sempre ao mesmo" , " O peixe devia estar doente para ir à cana dele" ... aquelas palavras que tanto sabe bem ouvir :D ahahah
Estava a chegar a hora de ir embora e o peixe deixou de colaborar mas acabou por ser uma bela jornada com algumas capturas .

Cumprimentos!

sábado, 23 de novembro de 2013

Storm Ultra EEL a voltar para mais uma grade salvar!

Boas malta,

As coisas não tem andado fáceis , umas valentes grades que andamos a carregar mas sempre com muita vontade e esperança de dar com algum peixinho. Nesta jornada foi mesmo isso que aconteceu...
por volta das 18h já caminhava para o pesqueiro e começo a bater os fundões , a maré estava na vazia e para ficar no ponto ainda tinha de encher um pouco ...passaram 2h sem nada sentir! Entretanto aparece o Jota quase de seguida o Jorge...Cada um com a sua amostra/vinil em que mais fé depositava mas o peixe não queria nada conosco ...até que quando estava na conversa e faço um lançamento ,começo a recuperar e sinto uma bela porrada mas o peixe não ferrou ! Uns bons minutos depois foi a vez do Jota sentir peixe com o vinil mas também não conseguiu ferrar pois descobriu que seria impossível conseguir ferrar o peixe pois o vinil estava com o anzol partido!ahahah
Nisto a hora de retirada para mim e para o Jorge tinha chegado , pois o dia seguinte era de trabalho e começamos a fazer a caminho contrário , como o mar já estava na Preia-mar e mexido resolvi meter um Storm Ultra EEL que de imediato demonstrou serviço com um bonito robalo. Como o Careca estava com fogo no cú para ir para casa acabei por nem insistir muito mais. O Jota ainda ficou lá mais umas horas depois de termos ido embora, ainda teve lá um ferrado mas não era a sua noite de sorte, o robalo acabou por levar a melhor e foi à vida dele!


 
 
A qualidade da foto não é a melhor, tinha apenas o telemóvel para tirar fotos e o resultado foi um pouco manhoso!


Cumprimentos ;)
 

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Finalmente um peixe !!!

Boas aqui estou eu novamente, já fazia algum tempo que não postava nada aqui... :D

Este peixito foi tirado dois dias depois de o Luciano ter tirado aqueles 3 peixes. Nesse dia para não variar o porta chaves calhou-me a mim... ehehehe. Ainda perguntei ao Luciano se tinha alguma sorte e ele disse : Jota não te preocupes,quando tirares peixe vai ser logo um grande !!! Acredita !!! E pronto no dia seguinte fui compensado... NÃO COM  1 MAS SIM COM 2 PORTA-CHAVES ....Ainda lhe perguntei se ele achava que eu tinha sorte. Mas acho que ele já nem respondeu com medo de levar com um porta chaves na cara  :D
Como não me dei por vencido fui lá outra vez, mas desta vez tive de ir sozinho, o Luciano não podia ir, mas eu tinha de aproveitar enquanto o  mar deixava pescar . Fui fazer o final da tarde, ainda estavam 3 pescadores mas com o anoitecer foram embora, decidi insistir mais um pouco para ver se calhava alguma coisa... Até que sinto uma porrada ferro o peixe ... depois de uma  pequena luta meto o peixe a seco... Quase que dei mortais e duplos mortais para festejar este peixe... (isto de não pescar nada dá cabo de um gajo !!!)  Ainda fiz mais uns lançamentos mas vi que a minha pesca  estava  feita. Não podia abusar da sorte e dei por terminada a pescaria.


Aqui está a foto do matacão que quase me fez chorar de alegria :D ehehehe

Cumprimentos


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Trio de robalos em mais uma investida nocturna!

Boas malta,

Depois de umas grades o mar lá mexeu um pouco e criou uns bons pesqueiros aqui na nossa zona .
Falei com o Jota e resolvemos ir fazer uma investida ao spinning visto que o mar tinha boas condições e o pesqueiro em questão deixava água na boca . 
Na primeira hora ainda não havia sinal deles ,até que quando chego junto ao jota resolvi meter uma jerkbait mais colorida e depressa deram sinal... a cana vergava bem e algum cuidado lá veio parar cá fora. O Jota muda também para a mesma jerkbait na esperança de conseguir enganar um mas a sorte bateu novamente na minha cana ... uma investida muito vigorosa que cheguei a pensar ter lá um barrote mas quando chega cá fora percebi o porquê da força que fazia ...vinha cravado de lado o que fazia com que o atrito na água fosse bem maior, mas já era um belo robalo. Mais um pouco e o Jota levou uma investida mas não ficou ...! 



Estavamos entusiasmados mas depressa perdemos o entusiasmo pois deixamos de sentir peixe. "O peixe já não anda por cá" pensei eu ...deixa-me então voltar aos vinis ... nem 5 min depois e ferro mais um belo peixinho ! O Jota queria quebrar o jejum mas não estava com sorte nesse dia. Depois de sentir mais 2 boas investidas sem sucesso , num dos lançamentos seguintes sinto uma prisão e faço a ferragem e a cana vergou mas parecia que tinha prendido numa pedra! Mas não era pedra nenhuma, era um belo robalo e a música já era outra , menos cabeçadas mas as poucas que dava denunciava o belo peixe que estava na minha linha... até que já no final quando preparava.me para o cobrar dexei de fazer um pouco de tensão na linha o foi o suficiente para ficar sem ele já quase em seco . Caiu-me tudo! Bahhhhhhhhhhh!
São daqueles que por mais peixes que tenhamos no saco deixam sempre aquele amargo na boca! 
Depois deste sucedido ainda sentimos mais uns toques mas ambos sem sucesso.





Cumprimentos!

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Nascer do dia a salvar a grade!

Boas malta,

As coisas aqui pela nossa zona aos poucos começam a aquecer, a deixar acreditar que este ano pode ser um pouco diferente dos dois últimos anos (foram dificeis em que o peixe por razões várias não encostou).
Uma jornada em que fui sozinho tentar a minha sorte pela noite dentro. As horas foram passando e nem sinal deles , até que mesmo no clarear do dia fui contemplado por um robalinho que mais uma vez não resistiu aos vinis.



Como já tinha umas 6h de pesca em cima do lombo acabei pouco depois por dar a jornada por terminada . 
A grade teve mesmo junto ao carro mas a teimosia acabou por compensar!


                                                                    Cumprimentos!

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Noite Surreal!

Boas malta! 
Neste Verão as coisas não tem corrido mal , algumas capturas mas nunca com o  tal peixe que procurava mas não me posso queixar pois as capturas tem aparecido.
Esta foi uma jornada em que quando pensava que as coisas andavam a correr bem e não podia haver melhor, já que em noites anteriores tinhamos dado com o peixe e com números de capturas menos comuns, ainda havia a "noite final" para um verdadeiro banquete como nunca tinha visto.
 O Victor continuava de férias e mais uma vez fomos os dois com a moral e altas e cheios de esperança que eles andavam por lá . Assim foi!  Mal chegamos , logo no segundo lançamento ainda estava a contemplar a excelente noite que se fazia sentir e sinto logo umas boas investidas...z...z...z...zzz! O primeiro já estava e logo no segundo lançamento...não poderia ter começado da melhor maneira.  Desferrei o peixe , e siga! Terceiro lançamento e ZÁS! Outro??? Bem, estava comprovado que eles andavam mesmo lá ! No espaço de uns 30 min já tinha uns 5 ou 6 no saco e o Victor quase já se espumava de os ver passar ao lado :D !  Tinha acabado de ir meter mais um no saco e vejo o Victor para trás e para a frente no escuro e pensei eu "hummm.... queres ver que é outro???" , não era um barrote mas era maior que qualquer um dos que tinha ..lol ..começa a ser hábito , ele tem tendência para apanhar os maiores :D ahahah
Nisto o peixe vai saindo e eu perdi a conta ao peixe que saiu , no final quando já estava na hora de ir embora é que foram elas! Não fazia ideia mas o Victor tinha tirado 4 Robalos com o exemplar da noite e eu 13 Robalos e 2 Bailas! 

Pesca feita por mim ( King Borrado )


 Pesca feita pelo Victor ( Borrado  )







Foi uma noite surreal pois mais parece que estavamos a viver um sonho!São por pescas assim que perdemos muitas boas horas de sono e apanhamos muitas grades mas no final vale sempre a pena. Continuarei a sonhar pois sei que se insistir e continuar a perder umas horas de sono pode ser que tenha oportunidade de voltar a ter momentos assim.

Cumprimentos!

sábado, 21 de setembro de 2013

Eles continuaram por lá!

Aqui fica mais uma pescaria feita poucos tempo depois de termos dado com eles. O Victor continuava de férias então lá resolvemos fazer mais uma investida nocturna em que o peixe não deixou de comparecer.


Após 1h sem nada sentir no local que tinhamos tirado o peixe na última jornada lá resolvemos avançar um pouco mais e explorar novo local em que o peixe deu logo sinal mas a comer muito mal . Senti umas quantas investidas sem conseguir ferrar, até que saiu o primeiro para mim e logo de seguida mais dois no espaço de 5min ...o peixe andava ali ! O Victor consegue também livrar a grade com um para ele e já no final consigo tirar mais um! 
Mais uma noite em que o peixe apareceu e mais uma noite para consolidar o vício do Victor :) !

Cumprimentos!


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Spinning com uma estreia de Robalo XL!

Há Jornadas que nos marcam! E esta jornada foi uma das que por muito tempo que passe não será esquecida por bons motivos .
Estava eu com disponibilidade para fazer uma noitada e lembrei.me que o meu cunhado Victor que inciou-se no spinning à coisa de 1 semana também estava de férias! Falei com ele e decidimos que teriamos de ir fazer uma investida pois o mar a tarde tinha uma porradinha mas á noite dava uma boa  queda.
Por volta da hora combinada lá estavamos nós e só a pensar como seria bom que desse um robalinho a cada um e para o Victor fazer a sua estreia ao Spinning. 
A moral era grande , a vontade de tirar peixe ainda maior !  Lançamentos uns atrás dos outros e ao fim de uns 40min de troca de amostras e vinis oiço o Victor a chamar por mim ...olho para o lado estava ele de cana toda vergada e só ouvia o carreto a dar fio ! Não acreditava ... não só tinha conseguido engatar o seu primeiro peixe como parecia ser um peixe de grande porte ... a cana só fazia ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ.........."recupera agora Vitor!" Após recuperar uns metros de linha ...ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ...Não havia dúvidas , teria de ser um grande peixe! Penso que estava mais ansioso que ele , eu muito preocupado e ele ainda no meio da luta mandava umas piadas , talvez por não ter bem a noção do que tinha na ponta da linha!ahahah
Ao fim de uns bons minutos de grande luta o peixe fica a seco e depressa vou meter.lhe a mão quando os meus olhos não acreditavam no que viam ...!

A cara do pescador não engana!

Um magnífico exemplar de 7kg para a sua estreia a Spinning!

A partir do momento que aquele peixe saiu , pareciamos dois miúdos de tão entusiasmados que estavamos ! Não queriamos acreditar ! Obviamente tive de lhe chamar de CAGADO! Pois ele á 3ª vez que vai ao spinning consegue fazer o que eu ando a tentar á tanto tempo :)!!!
Podia não sair mais nada porque a pesca tava mais que feita ! Mas não ficou por aqui ...


A maré subia e só conseguiamos falar daquele Robalo lindo que tinha saido! Até que sinto uma pancada .... Oiiiii! Tenho cá um! zz.........zz.......zz ! está cá fora ! Eu também já não gradava!
Quando vou a meter o peixe junto ás minhas coisas todo contente que já era um peixinho bonito , meto ao lado do "Monstro" e o meu mais parecia um caboz ! lol!
Mais uns lançamentos e tiro mais um .... novo lançamento e outro !! e outro!!!
Começava a ficar já com uma linda pesca quando o Víctor saca o seu segundo peixe !
Mais uns lançamentos e mais um peixe ferrado! Passamos a noite nisto sempre com muita boa disposição e com o peixe a colaborar! Resultado final , 8 peixinhos para mim e 2 para o Victor com uma estreia XXL !


 7 kg de muito power e adrenalina!



Os 8 Irmãos !




Pescaria final!





Há noites assim, mas poucas certamente serão com estreias destas!


Cumprimentos!


sábado, 7 de setembro de 2013

De volta ao quintal !

No dia que voltei de férias , apesar do cansaço da viagem a vontade de ir visitar um dos quintais que gosto de pescar era grande e como as previsões até eram boas lá resolvi ir experimentar .
Como não tinha cana , resolvi pedir uma das 999 canas que o Jota tem e que prontamente me emprestou a Shimano Game AR-C de 806.
Começo com vinil e ao fim de 2h sem nada sentir , na rebentação mandou-se o primeiro e a grade estava salva! Já feliz da vida , lá continuo e não foi preciso muito tempo para tirar o segundo , que proporcionou uma bela luta e com uma cana muito sensivel como aquela as emoções foram a dobrar .
Volto á carga e de seguida vem uma baila com a sua luta típica .... pum pum pum pum!!! Cá fora :)!!!
Novo lançamento nada .... outro ... pum pum pum pum!! Outra baila mas esta mais pequena e foi liberta! De seguida ainda veio mais um robalote que também foi prontamente liberto . A pescaria estava feita ! A sono já apertava e sentia que não podia ter melhor regresso aos quintais que tanto gosto !


Cumprimentos!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Última jornada pelo Sul!

Para os últimos dias de férias resolvi fazer a última investida ao spinning .
Despertador a tocar bem cedo que me fez pensar duas vezes antes de ir, mas a vontade de ir fazer uma última investida foi maior .
Esta jornada como já tinha acontecido noutra anterior foi curta e não poderia começar da melhor maneira ... logo nos primeiros lançamentos em que o dia ainda não tinha nascido sinto logo uma bela prisão e faço a ferragem! Carreto a cantar muito de ao de leve o que me fazia crer que tinha um bom peixe.Só tinha um problema ... não via a ponta de um corno á frente e sabia que pela altura da maré tinha duas grandes pedras á minha frente que seria impossivel conseguir cobrar o peixe se não fosse com muito cuidado e com um pouco de sorte à mistura. Ao fim de cansar um pouco mais o peixe para ser sincero não sei por onde ele passou mas é certo que estava cá fora e.... era um robalo engraçado mas esperava algo bem maior ... penso que isto é a falta de sensações fortes que me faz pensar que um robalo é um robalão. 
E pronto , a pescaria ficou feita nos primeiros 5min pois ainda insisti mais umas 2h e nem sinal deles!




 E acabou por aqui as pescarias pela zona de Aljezur , agora vamos a ver quando é que há possibilidade de lá voltar e mais uma vez tentar enganar o "tal" barrote que á muito procuro!

Cumprimentos!


domingo, 25 de agosto de 2013

Pesca com Chumbadinha!

Como por vezes sabe bem variar um pouco , na segunda para a terceira semana de férias resolvi fazer 3 jornadas de pesca à chumbadinha.


1ª Jornada



2ª Jornada



3ª Jornada



Pena os Sargos não quererem dar o ar de sua graça , mas as safias já animaram bastante nestas jornadas .

Cumprimentos!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Tripla Algarvia!

Manhã sem vento , mar calmo e muita vontade de ir pescar fizeram com que tivesse coragem para acordar bem cedo para ir tentar a minha sorte .



Depois de 1h sem resultados resolvi mudar para um novo local que com aquela altura da maré já deu uns peixinhos e a primeira captura não demorou ... mal que o vinil caiu na água sinto logo uma prisão e estava cá fora o primeiro robalo.  Mais uns lançamentos e sinto nova prisão e com a ferragem feita começo a trabalhar o peixe e como não podia deixar de ser mais uma bela baila que foge aos pés ... penso que já nem fiquei chateado pois já começa a ser hábito ...novo lançamento ... TUM TUM TUM! Ehhh lá ...parece que eles  andam cá ! Era mais um robalo e parecia que eles tinham entrado ... mais uns lançamentos e mais uma vez a cana confirmava que ainda havia por lá mais peixe ...uma luta diferente e muito energética com alguns saltos encarpados fora de água e estava cá fora mais uma bela baila (de salientar que por aqui há muitas bailas e todas de um tamanho já muito agradável).
Com isto a maré já tinha pouca altura de água e tive de dar a jornada por terminada.



Cumprimentos!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Dupla Jornada!

Como na jornada anterior o peixe andava por lá , resolvi desta vez acordar cedinho para ir descansado da vida e apenas tar concentrado na pesca.
Era 7h quando cheguei à praia , entrar pela água dentro e quando consegui chegar ao local que pretendia logo ao segundo lançamento sinto uma prisão e peixe cá fora ! Lançamento seguinte e sinto novamente uma pancada e faço a ferragem , mas após alguma luta desferrou...pensei  " isto promete!" ... pois , mais 2h e apenas consegui ferrar mais uma baila que acabo por perder quase junto a mim . Dei por terminada a jornada matinal com um robalote que foi logo bifado ao almoço!



Como o resto do dia foi para a namorada, então lá consegui mais uma escapadela ao final do dia .
Cheguei ás 18:30h ,  após uns bons lançamentos , perco um vinil e vou ao relógio ver as horas ...19:30h, pensei se valia a pena fazer mais alguns lançamentos visto que estava quase na hora estipulada para ir embora (19:50h). Resolvi meter novo vinil para fazer mais uns lançamentos e bem dita hora que o fiz... já em cima da hora a cana verga e carreto a confirmar que tem lá peixe com uma uma suave múscia ...zzzz ...zzzzzz ...zzz..zzz! Devia ás dificuldades do local ( que já me fez perder alguns peixes )   tive de ter um cuidado redobrado e trabalhar o peixe bem devagar ... este não escapou :)!



Foi tirar uma foto ao peixe , saco com ele e dar corda aos pés para ir para casa!
Apesar de terem sido duas mini jornadas , valeu pelas capturas que dá moral para voltar a acordar cedo em dias de férias.

Cumprimentos!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Inicio de férias atribulado!

Chegou o Agosto e com ele as esperadas férias para um descanso merecido!
Como não podia deixar de ser , voltei para a zona de Aljezur para uns banhos de sol e sempre com um tempinho para umas pescarias.
Como ando sempre limitado para conseguir um bom local que dê para fazer praia e pescar em horas que gosto pouco, as espectativas nunca são muitas, mas à que tentar ...
Resolvi insistir numa zona em que dá para a namorada apanhar sol e levei o material para fazer uns lançamentos. Chegamos depois de almoço já com a maré quase vazia.Dada a voltinha para inspecionar o local , montei as coisas para ir fazer uns lançamentos. Zona de pedra como é habitual , comecei com uma Saltiga que aqui por sinal costuma dar resultados, mas sem sinal deles ... passo para umas amostras de superficie e nada...até que meto um vinil e quando lanço para uma zona com muito bom aspecto mas com muita probabilidade de lá ficar...arrisquei e após recolher uns poucos metros sinto umas boas pancadas...era um robalo na ponta da linha ... comecei a trabalhar o peixe , já quase aos pés, quando já o via a poucos metros de mim faz mais umas investidas e desferra ... ahhhhhh! Isto era o primeiro sinal que esta jornada não iria correr da melhor maneira ! Obviamente que um pouco aborrecido, lá continuei mas ao mesmo tempo com mais confiança que poderia enganar mais algum ... mais uns lançamentos e nada ... era hora de mudar de sitio!A maré tinha vazado mais um pouco e podia avançar mais ..assim foi ...com pouca profundidade resolvo meter uma Maria Chase cor sardinha e logo no primeiro lançamento levo umas pancadas vigorosas e desferra novamente ... aiiiiiii que isto não está a acontecer! Continuo e sem sentir mais nada, meto a amostra que tem mostrado serviço nestes ultimos tempos ... Saltiga Laser Sardine na água e zás !!! Peixe novamente na ponta da cana e muito energético que ao longe vejo a saltar fora de água por várias vezes ...mas havia um problema , tinha água pela cintura e sem um grip para ajudar (nunca senti necessidade de ter um, mas penso que isso vai mudar )...mas com calma lá o consegui trazer para trás e meter em seco ! Era uma bela baila ...



Mais uns lançamentos com a saltiga e nada ... ok, está na hora de experimentar uns vinis ! Primeiro lançamento , ainda o vinil nao tinha afundado já tava a sentir a cana a dar sinal ...depressa o meti a seco e era um robalote que foi prontamente devolvido! Novo lançamento e Zás ! Pela luta já sabia que seria mais uma boa baila e quando vem até mim , sem conseguir agarrar , tento traze-la para seco e soltou ...Ok!isto não me está a acontecer ...! Continuo e a pensar no peixe que tinha perdido , já quando pensava fazer uma pausa para aquecer um pouco ao sol e comer qualquer coisa para repor energias ... zzzz...zzzz ! Cana vergada e peixe na ponta da linha a dar uma luta soberba ...com calma lá o consegui meter junto a mim mas com isto teria de vir mais para trás para conseguir meter a mão nele , mas a tarefa não seria fácil pois o piso de pedra não ajudava ...nisto já quase mesmo em seco uma baila bem boa mais uma vez mesmo aos pés deferrou ... AHHHHHHHHHHHHH! Outro????!
Já tinham sido 3 bons peixes a fugir o que poderia acontecer mais ? Pronto, veio a pior parte do dia ... vinil preso no fundo e sem perceber o fio enrolou por 2 vezes na ponteira e ao mandar uns estição para soltar o vinil ponteira com o C@@@@@@!!! Foi a gota de água ... o peixe perdido era secundário pois já tinha o jantar garantido , mas agora partir a ponteira da cana... custa a valer! Prontamente arrumei as coisas e deixei de pescar!

Certamente que não era assim que esperava começar as minhas férias mas o que vale é que veio mais uma caninha para ver se ainda me consigo vingar! :) 

Cumprimentos!






sexta-feira, 26 de julho de 2013

Hirames a safar a grade!

Este inicio de verão para não fugir à regra como o resto do ano não tem sido nada fácil para nós.
Sem dúvida que as condições melhoraram, mas as capturas nem por isso! Já não sabemos onde os procurar e já meto em causa meter o material de spinning de lado pois com tanta hora sem resultados torna.se dificil continuar.
Bem para não deixar o blog ás moscas, deixo aqui um relato de uma pesca relativamente recente e que resultou em duas capturas , ambas devolvidas.


Mais um dia em que as temperaturas mandavam-se para os 30 e muitos graus e no final do dia depois de sair do trabalho lá fui com o Jota experimentar mais um local fora do habitual a ver se conseguiamos encontrar algum peixinho perdido! Uma zona com muita pedra a escolha das amostras tinha de ser muito cuidadosa para não haver desgostos... é nestas alturas que as minhas Hirames costumam ir  á água !
Fui para uma zona em que a escoa da água é feita numa espécie de degraus de pedra e para recuperar bem a amostra ou tem de acelerar no final ou esperar que venha uma boa onda para a colocar em segurança ...
Aí ao 780º lançamento como não vinha nenhuma onda para ajudar resolvo acelerar a recuperação para safar a amostra , e quando chega junto ao degrau ... pimbas! " Pronto, já lá deixas.te a amostra !!" até que começa a cana a bater! Já nem sabia que porra era aquela ... depois de breves segundos , saiu um robalote !



Apesar de não ter o tamanho desejado já tinha valido a pena e tudo o que viesse depois disso seria um bónus .
Mais uns lançamentos e a Hirames a dar créditos novamente! Sinto uma pancada e a cana começa a vir meio vergada , olho para o lado para o Jota com cara de desconfiado, mas sem saber o que podia ser ...Só mesmo no final é que deu o ar de sua graça e mandou umas cabeçadas para dizer que estava presente!



Um Badejo era uma espécie que ainda não tinha tirado ao spinning e ficou aqui o registo!


Com isto começa a noite a chegar e com ela chega também uma grande praga de melgas como nunca tinha visto! Eram milhares delas por todo o lado ...começamos a sentir picadas nas pernas , cara e braços ... tivemos de acabar por ali a jornada para nosso bem pois se por lá continuassemos penso que iriamos precisar de uma transfusão de sangue !


Fica aqui um pequeno resumo da Jornada






Cumprimentos!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Spinning em Aljezur!

Com o fim de semana prolongado resolvi ir passar umas mini férias a Aljezur e como não podia deixar de aproveitar a oportunidade para pescar , optei por levar o material de spinning para fazer umas investidas .
Primeira jornada em que foi a única tarde em que o sol espreitou, optei por um pesqueiro em que já tirei uns peixitos em anos anteriores ( também pouco mais conheço da zona ) em que as melhores zonas ficam descobertas com a maré vazia .  Cheguei a meio da tarde em que a maré ainda estava a vazar e já com umas duas horas em que apenas vi por duas vezes peixe juvenil atrás da amostra ,quando pensava em ir para casa com uma grade , consigo chegar a uma zona de pedra ...aguns lançamentos com a Saltiga e consigo a primeira captura , uma baila ! Sem o tamanho que desejava lá voltou ao seu habitat ...



 Volto à zona e lanço...novamente cana a bater , desta vez parecia ser umas investidas um pouco melhores ... era um robalote que também foi devolvido!





Ainda fiz mais uns poucos lançamentos e senti mais um ataque mas estava na hora de ir embora e não insisti mais!
 Segunda jornada resolvi apostar noutro pesqueiro ... mala ás costas e tinha umas três horas para tentar descobrir mais a zona e tentar enganar algum peixinho! De salientar que boas zonas de pesca por aqui não faltam , tudo muito á base de pedra e caneiros , tipos de pesqueiros muito diferentes do que estou habituado a pescar e como não tinha companhia opto sempre por não me aventurar muito em zonas que desconheço ... Nesta penúltima jornada apenas senti um ataque mas sem sucesso e ia deixando lá a minha querida Saltiga mas com um pouco de paciência lá consegui soltar a amostra da pedra .
Terceira e última jornada ... era a derradeira jornada em que iria tentar procurar um peixinho decente para conseguir apresentar o jantar à namorada... ahahah
Percorri uma extensão enorme de praia e pedra e nada de sinal deles , pelo caminho encontro uma Amostra Barros Macua o que já nem tudo estava perdido! Lançamentos atrás de lançamentos até que fui para cima de uma pedra e num lançamento vejo um robalo atrás da amostra e já quase ao pé de mim fica quase colado á amostra no escoar da água , dou um toque de ponteira em último recurso antes de ficar a seco e ... vi tudo em tempo real ...a perseguição e o ataque ! Ainda não tinha sido desta vez que ia com o jantar para casa ... ainda insisti mais 1h e mais nada !
 
Fica aqui um pequeno resumo das três jornadas ...




Já deu para brincar um pouco com pequenas capturas ,e o objectivo de tirar um bom robalo fica adiado para Agosto quando tiver de férias e lá voltar ( Já agora com um pouco mais de sol ) !



Cumprimentos!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Saltiga a salvar a Grade!

Boas!

Depois de algumas jornadas com uns peixinhos, desta vez o mar a prometer exelentes condições, lá combinei com o Jota e com o Jorge em ir fazer uns lançamentos na esperança de dar continuidade ás jornadas anteriores sem a nossa amiga GRADE!
 Inicialmente na companhia do Jota lá fomos um pouco para a pedra ver se por lá havia sinal deles mas depressa dirigimo-nos para a praia .






  O jota com amostra de superficie e eu com vinil lá fomos nós batendo o terreno palmo a palmo até que numa zona com mais pedra e pouca profundidade optei por mudar para a Saltiga Laser Sardine e com poucos lançamentos senti uma bela investida e peixe ferrado...umas boas cabeçadas e peixe em seco! Peixe de um bom nipe mas magro no qual vou tentar desferrar e vejo que engoliu a amostra por completo .... um verdadeiro pincel! Primeira fatecha foi a mais fácil e vinha dobrada, segunda estava lá bem dentro e vinha partida , terceira e última ... dentro do buxo!! Tive que partir a terceira para não ter de fazer uma autópsia ao bixo ! 



 Ficamos animados pois havia sinal deles e a maré tinha começado a virar .
Pouco depois chega o Jorge com o seu estilo inconfundível de pescador de classe ( um pescador de classe por norma chega tarde e vai cedo ) , e junta-se a nós e lá continuamos ... o tempo vai passando , já de noite tive ainda um peixe engatado que desferra e o Jota ainda tirou um Robalote que foi devolvido.
Já com 6 horitas de insistência demos a jornada por terminada em que os robalos parece que vão aparecendo a conta gotas.


Abraço!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Final de tarde com algumas capturas...

Mais uma jornada, mas esta com a particularidade de ser um final de tarde de Primavera!
Começou por volta das 18h ,eu e o Jota chegamos ao local e deparamo-nos com mar calmo (1.5m) ,periodo baixo (8) e sem vento ... Tendo em conta
estes últimos meses pode-se dizer que estavamos quase no paraíso!
Na praia estavam apenas dois pescadores ao Surfcasting e tinhamos todo o resto só para explorar!
Depois de passar-mos pelos pescadores , reparamos que junto á rebentação estava um grande cardume de peixe-agulha e alguns deles de grande porte...
Uns quantos lançamentos e sinto peixe mas não consigo fazer a ferragem ... nisto o peixe começa a afastar mais um pouco e começam a chegar dois Spinneiros junto a nós!
O Jorge que só conseguiu chegar mais tarde , e o nosso amigo Paulo (Robalo de Carbono) ! Alguma conversa para meter em dia e vamos a eles ... ou tentar !
Após mais alguns ataques falhados a Passeantes e Vinis o Paulo consegue ferrar um com Jerkbait ,neste caso uma Baila que foi prontamente devolvida ao seu habitat Natural.



Mais uns lançamentos e foi a minha vez , mesmo na escoa sinto uns tremeliques e pouco foi preciso para o tirar para fora ( pela foto dá para perceber porquê ) ...


Nisto a "hora sexual" ia passando e o amigo Paulo começa a fazer o caminho de volta para casa ...e nós a insistir no mesmo local até que lanço e nem tempo quase tive de dar a manivela
e sinto uma coisa brava no outro lado da linha ... era a irmã da outra que também tinha excesso de peso por sinal!



Nisto o Jorge também acabou por ir embora e fiquei lá com o Jota para fazer umas horas á noite a ver se algo mais encostava por ali mas foi em vão ... nada mais saiu!
Foi tudo peixinho do infantário mas já deu para animar um pouco o excelente final de tarde que á muito não se via.

Cumprimentos!
 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Robalito

Mais um dia de vento e lá fui eu e o Luciano para o vicio... escolhemos o mesmo pequeiro onde ele tinha tirado um  robalo no dia anterior. Começamos a "Fainar" e entretanto aparece o Cigano e depois o Careca ... começamos a sentir um ou outro peixe... o Cigano engatou um peixe mas perdeu o gajo :S era a sua estreia ao spinning ( Melhores dias virão) Com o tempo a passar começam as tainhas a ser atacadas mesmo à nossa frente ... mais um toque ou outro e nada.... entretanto o Careca e o Cigano fartam-se de Fainar e vão embora ... Ficaram os resistentes do costume:D ehehehe.
Continuavamos a bater aquilo tudo com vinil e com amostra. Já estava na hora de ir embora e fomos fazer os ultimos lançamentos... Como era zona de pedra mudo para um vinil que já tinha há algum tempo e que pouco usava... andei por cima das pedras e nada ... chego junto á foz e faço um lançamento  e TUM TUM TUM facilmente veio para fora era um robalito Kileiro :D nisto o Luciano sente dois toque mas o peixe não ferrou ... passados 20 minutos demos por terminada a Jornada .


Cumprimentos

terça-feira, 28 de maio de 2013

Não saimos do numero "1"

Em dias de muito vento norte são poucos os locais aqui na zona que faça abrigo para poder pescar . Mas ainda assim num destes dias de muito vento ainda fomos tentar a nossa sorte .
Eu e o Jota quando chegamos ao local e saimos do carro para averiguar as condições... começamos a rir ... o vento que se fazia sentir era imenso mas por outro lado o mar estava mesmo muito bom ... como sempre a decisão foi...Bora Bora!
Os lançamentos saiam um pouco em arco mas até dava para trabalhar relativamente bem as amostras ... após um tempinho vou para um local com ainda alguma pedra , e num dos lançamentos quando a amostra começa a chegar junto a zona de escoa e com alguma pedra, a amostra prende ...como não estava muito confiante pensei logo " não perdeste tempo para ficares cravada na pedra! " , e nisto a suposta pedra começa a dar sinal de vida ... umas boas cabeçadas de um provavel peixe kileiro e nisto desferra ...ahhhh! Fiquei chateado comigo mesmo porque não estava atento e possivelmente não o consegui trazer para fora por não ter feito uma ferragem bem feita . Continuo a lançar e no espaço de pouco tempo vejo uns quantos saltos de tainhas ...faço sinal ao Jota e mudo de amostra para um LC Flasminnow 110 , o que não demorou muito até sentir um estição e vejo o peixe a salta fora de água lá bem longe...Lindo!  Carreto a cantar muito timidamente e o peixe a proporcionar momentos que nunca esqueçemos nem iremos enjoar de sentir .





Nisto cai a noite e deixamos de ver mais qualquer actividade do peixe ali na zona.
Como já é hábito , quando sai um peixe bem que podemos ir embora que eles não querem mais nada conosco !


Cumprimentos!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Record de Baila em dia atribulado!

Há dias que quando pensamos que mais nada pode acontecer,  surge sempre mais qualquer coisa só para ter a certeza que esses dias jamais serão esquecidos.
 Combinamos uma pescaria para o final do dia , como o tempo não era o melhor , mar de 2.7m e vento um pouco forte , pensamos em ir para um pesqueiro diferente e ainda um pouco longe por isso resolvemos ir todos no meu carro e combinamos ás 18h em minha casa . Chegou á hora estipulada estava despachado , o Jota chegou e só faltava o Jorge ... normal ! O costume ...  passado uns 15min depois da hora chega o jorge ... até aqui tudo normal ! até que ao entrar com o carro em minha casa ...MIAUUUU ! MIAUUUU! MIAUUUU! ???? O que é isto???? Ao parar o carro sai um gato debaixo do carro do Jorge ( e pela corrida que deu não deve ter gostado da viagem )!Ainda tentamos apanhar o gato para o levar de volta a casa mas nunca mais apareceu. Bem , metemos as coisas todas no meu carro e fomos andando que já se fazia tarde ...Chegamos ao local e ao vestir oiço o Jota " Pah , já te riscaram o carro..."  e quando vou a ver tinha a porta riscada de um lado ao outro ... Não consigo perceber como é que há pessoas que tem gosto em fezer coisas destas pois não percebo o que podem ganhar com isso! Adiante... pensei , bem o dia poderia estar a correr melhor ... Lá começamos a nossa jornada ... ao fim de uns 10min troco a Lucky Craft por um Black Minnow para ver se conseguia lançar e trabalhar melhor pois o vento que se fazia sentir tinha alguma intensidade e as JerkBaits não seriam a melhor aposta para aquelas condições. Faço o lançamento e a meio deixo afundar por completo o vinil para o trabalhar mesmo junto ao fundo ... quando afunda dou um toques e sinto 2 ligeiras prisões no vinil e nada ... mais umas maniveladas e TUM TUM TUM! A luta foi intensa e com muita correria e só quando meti o peixe em seco percebi o porque ...








Uma linda Baila que acusou 1.350 e 51 cm que actualmente é o meu novo record nesta espécie .


Entusiasmado, subo para um combro de areia para desferrar o peixe e meter no saco até que começo a ouvir um cão com um ladrar esquesito no "cimo" da arriba ...para meu espanto que o cão não estava bem no cimo da arriba mas sim no meio e preso a uns 30m de altura sem conseguir de lá sair ... A alegria de ter tirado o peixe depressa desapareceu ...paramos de pescar para ver se havia maneira de tirar o animal de lá mas após umas tentativas percebemos que não estava ao nosso alcance pois poderia tornar-se muito perigoso , optamos então por telefonar para os bombeiros que prontificaram-se de imediato para ajudar e ao fim de 2 horas devido ao dificil acesso do local ,conseguiram salvar o Cão. Foi necessário recorrer a cordas para os bombeiros descerem e com algumas dificuldades conseguiram salva-lo de uma morte quase certa ...
A nossa "tristeza" acabou em felicidade ,mas só o foi possivel devido ao excelente trabalho destes homens que são autenticos heróis mas muitas vezes sem que o seu real valor seja reconhecido!

Uma jornada atribulada mas com um grande final!

Cumprimentos