Seguidores

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Quando as pedras batem!

Boas malta, 

Uma jornada em que fui com o Jota para um pesqueiro bem conhecido por nós , em que tem uma zona de areal e outra de muita pedra .
Quando lá chegamos o mar esticava um pouco,mas a hora da baixa-mar estava a chegar e dava bem para pescar umas 3 horas .
Após ter batido o areal nos melhores spots pensei em ir experimentar a zona de pedra enquanto o Jota continuou na praia. 
Por hábito não costumo pescar muito em zonas de pedra, por vários motivos e um dos quais é a questão de segurança visto que pescamos muito ou quase sempre de noite . Mas por vezes temos aquele feeling e o meu estava virado para aquela zona de pedra .
Uns quantos lançamentos e mesmo no final tinha um degrau de pedra que o vinil batia sempre lá antes de ser recolhido .... depois de uns quantos lançamentos o vinil estava a chegar á zona em que sabia que o vinil ia bater e .... TUM TUM TUM ! Hummmm?! A pedra tem crise de identidade e pensa que é peixe?! TUM TUM TUM !!!  Ou então não é Pedra... zzzz zzzzz zzzz ...
Quando percebo que é peixe o gajo já se tinha enfiado por trás de uma pedra que estava quase em frente e foi um grande luta para o conseguir meter em seco .... quando digo uma grande luta não foi pela tamanho do peixe mas sim pelas pedras todas que tinha á frente .... 
Correu bem e o peixinho veio cá para fora! 



Depois deste como é quase sempre costume , não saiu mais nenhum ... o gajo andava perdido!

Cumprimentos!

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Peixe para todos!

  Boas pessoal,

Num dia em que as condições eram mais que perfeitas para uma jornada de spinning , lá foram os 3 gradeiros de costume à procura dos robalos.
O tempo foi passando e antes de sair o primeiro consegui ter 2 peixes ferrados que a meio desferraram e foram á vida deles ( escusado dizer que tava só pior que MERDA! )  . Sinto mais 3 toques no espaço de uns 10min e nada ... 
Eu andava muito perdulário e não havia maneira de conseguir meter um peixinho a seco .... ao contrário de mim, o Víctor com a sua eficácia ....o primeiro que lá foi vem logo para seco! Este homem não perdoa! Sempre muito forte ;) !
Mal que o peixe vem cá para fora , lanço e começo a animar o vinil e ....TUM TUM TUM ...ZZ..ZZ !! Solta-se mais uma vez ....!
Um pouco depois o Jota ferra um também e depois de andar á bulha com ele estava a seco ... um bom robalo!
Fiz uma pausa para o cigarrinho ,   e aproveitei para ir á mala para "artilhar"os vinis! Em boa hora fiz esta alteração, pois só senti mais 2 peixes, mas ambos vieram para seco :)!
Sairam 4 peixes mas poderiam ter saido mais ....finalmente eles começam a dar sinal aqui pelos nossos lados!



P.S. - Na foto falta o robalo do Victor pois teve de ir embora mais cedo e acabou por não ficar registado.


Cumprimentos!





 

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Quando eles esperam por nós ...

Numa bela manhã em que não ia trabalhar mas também não tencionava ir á pesca pois as condições não eram favoráveis ...vou ver o windguru e .... "olha, afinal até é capaz de dar!" 
O tempo era pouco , pois já cheguei ao pesqueiro eram 10:30h (baixa-mar) e só conseguia lá estar até á primeira hora de enchente ...
Tinha 1h ou pouco mais, então tinha de tentar apalpar todo o terreno bem rápido na esperança de apanhar algum peixinho.
Assim que lá chego , encontro um companheiro que andava aos polvos e diz " Eles não andam cá , ali aquele amigo está á boia de água já bateu aqui a zona toda e nem sinal deles." 
Não perdi a esperança mas claro , se estava confiante passei a mais apreensivo.
Subo para uma pedra mais chegada a frente e faço uns 2ou 3 lançamentos com a amostra e vejo que o seu trabalhar não era o mais apropriado, devido ao vento que se fazia sentir ... mudo para o vinil e logo no primeiro lançamento ...TUMMM!TUMMM!TUMMM!!
Tinha acabado de ferrar o peixe e oiço logo no outro lado da pedra o amigo dos polvos " F@daxxc, parece que estava aí de boca aberta á tua espera! " . 
O local não era dos melhores para cobrar o peixe mas com alguma calma lá ficou em cima de uma pedra!






Na hora seguinte ainda tentei vários locais e nem mais um toque!
A jornada foi breve mas deu para levar o almoço para casa. E como dizia o "amigo dos polvos", parecia mesmo que o sacana do peixe estava lá á espera de ir para o saco :) 

Cumprimentos!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O nosso "velho quintal" !

Boas pessoal,

Desde que começamos na prática do spinning, grande parte das nossas primeiras pescas eram sempre feitas no mesmo local pois acabava por dar uns peixinhos, e também era dos poucos sitios que conheciamos...com o passar do tempo fomos adquirindo mais conhecimentos, experimentando novos locais... também com alguns resultados... até que ultimamente temos esquecido um pouco do nosso velho pesqueiro...!
Tanta memória , horas ,  histórias , grades e também peixes que o "nosso quintal" já nos deu...
Como tal, não podiamos deixar ao abandono tal local especial para nós, e tivemos de voltar ás origens!
A escolha acabou por ser acertada, pois na primeira hora o Jota provou que quem sabe nunca esquece ...



As coisas estavam animadas com a primeira captura, mas ainda foi preciso esperar mais um pouco para que conseguisse também dar com um para mim ...






Acabaram por ser apenas estes os únicos peixes que sairam,mas ficou a motivação para uma próxima investida no nosso "velho quintal"!


Cumprimentos!









quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Missão Cumprida!

 Boas malta!

 Numa "bela noite" em que vento não faltava,mar estava a cima dos 2m  e eu em casa sem muito por fazer...pensei que em vez de ficar em casa sem nada por fazer ,porque que não ir apanhar com um pouco de vento nas ventas?!  Assim foi!
Ia a caminho do pesqueiro e a telefonar a ver se havia mais algum "parvo" que quisesse ir ... 
Nada feito! Fiquei como estava ... por minha conta!
Quando cheguei à praia ,como previa estava com poucas condições para fazer uns lançamentos ...amostras rigidas estavam fora de hipótese ,pois o vento não deixava ... então terá de ser ..... VINIL!
Uns quantos lançamentos , talvez com 30min de pesca e já numa zona com um pouco mais de pedra ...sinto uma prisão e imediatamente faço para ferrar ( mas sempre a pensar que ia ferrar uma pedra ) e parecia que realmente era pedra ...mas não , imediatamente começa a debitar fio do carreto! Uma grande luta , como á muito não tinha!Peixe a seco ! 



Primeira coisa a fazer .... deixa-me cá lixar a cabeça a 2 "meninos" que não quiseram ir! ahahah
Depois de gozar um pouco o momento , voltei a insistir e a fazer mais uns quantos lançamentos.... mas era filho único !
Ao fim de pouco mais de 1h de pesca saí de lá com o pingo no nariz mas com o sentimento de "missão cumprida" e com um belo robalo no saco :)

Cumprimentos!


domingo, 18 de janeiro de 2015

5 minutos fortissimos ... mas enganam!


Boas malta!

Esta jornada já foi feita à umas boas semanas atrás ,em que as condições eram favoráveis para uma boa jornada de spinning.
Ás 21h eu e o Víctor e Jota já lá estavamos prontos para fazer mais uma investida ... rumo ao local que tinhamos sido felizes nas ùltimas jornadas . 
Estavam lá uns companheiros também a tentar a sua sorte mas os resultados não eram nada animadores ...não havia sinal de peixe!Mas isso não nos fez desanimar pois a nossa fezada seria mesmo no pico da maré cheia .
E assim foi , umas horas depois ( já sem o Victor que teve de ir pois o dia seguinte era de trabalho ) consigo sentir peixe e consigo mete-lo cá fora....depois de o meter no saco volto à carga e nem 5 min depois mal que acabo de lançar , ainda não tinha o fio esticado e já tinha lá outro na ponta da linha ... o segundo estava cá fora e a pesca feita !



Aqueles 5min ainda nos fizeram insistir mais 1h e pouco com fezada que ia sair mais qualquer coisa mas era mais um cardume de 2 que passou por ali !

Cumprimentos!

sábado, 6 de dezembro de 2014

Uma aventura!

Mais uma história , mais uma aventura ...

As previsões do mar eram boas, só que estavam a prever um boa porrada de água para o meio da noite ...
Em conversa com o Victor lá pensamos que os "gajos do tempo" lá se tinham enganado ,pois já devia estar a chover a potes e não passava de uma chuva miúda nas últimas horas.
Como não temos medo da chuva "miúda" lá fomos nós com toda a fé que iria dar qualquer coisa ... 
Chegamos ao pesqueiro que nos ultimos dias foi muito frequentado e com boas capturas e não tinha lá um único pescador ... estranho ...será que teve tudo medo da chuva "miúda"?
Todos entusiasmados lá começamos a bater de uma ponta á outra do pesqueiro ... não foi preciso muito ...quando exploro mais a sul o pesqueiro sinto um porrada e o primeiro estava cá fora ! Faço mais um lançamento e quase de imediato sinto nova porrada e o segundo também já estava a seco !  O Victor sem ter percebido que tinha tirado 2 seguidos, chega junto a mim e digo que tenho 2.... quase que espumava-se todo ! ahahah
Mas não precisou de muito para mostrar que não brinca e serviço e nem 5 min depois de ter chegado lá já estava com a cana vergada e cobrou um bonito robalo também.
A noite prometia .... até que ....começa a chover mas forte e feio ! Paramos de pescar para tentar abrigar um pouco,e ver se a chuva parava ! 
Era de tal violência da chuva que com a luz de cabeça acessa nem conseguia ver o Victor que estava mesmo á minha frente ...tinhamos de falar um para o outro a gritar para nos conseguirmos ouvir .... e digo-lhe " Pah, isto é uma porrada de água mas geralmente costuma durar pouco...!"  .
Não podia estar mais engando ... 
O local onde estavamos tinha arribas com 50m de altura , estavamos bloqueados por duas bicadas  de pedra a Sul e a Norte na maré cheia e a chuva era tanta que começam a aparecer cascatas das arribas... deixamos de ver areia pois já era barro por todo o lado ...resumindo , estavamos sem saída possivel junto ao mar para nao estarmos muito próximos da arriba e sem ver nada , apenas podiamos ouvir o barulho das águas a escorrer pelas arribas juntamente com barulhos assustadores de pedras grande a cair das arribas na praia... podia descrever muito mais desta hora e pouco completa de "terror"  mas nem vale a pena lembrar ... posso dizer que na pesca foi a noite que tive mais perto de borrar a cueca! ahah


Antes de irmos embora ainda tiramos umas fotos á pressa ao peixe!




Uma aventura para nunca mais esquecer ...e com ela aprender que é melhor dar mais credibilidade aos "senhores do tempo" ;) 

Cumprimentos!