Seguidores

segunda-feira, 31 de março de 2014

Primeiras capturas de 2014 ao Spinning!

Boas pessoal, 

O tempo para o blog não tem sido o devido!Para ser sincero a falta de peixe e de condições também ajuda a andar um pouco desanimado neste inicio de ano. 
Mesmo assim na semana passada quando o mar deu condições , ainda lá andamos em busca de algum peixe.


 Acordei bem cedo para fazer o romper da manhã , após uns quantos lançamentos, ao fim de uns  meses sem capturar um peixe ao spinning lá consegui enganar um robalo ( que foi devolvido )! 



Com mais uns lançamentos e já com o sol no horizonte pensei em guardar forças para voltar mais tarde para nova investida.





Já no final do dia , estava pronto para voltar ao mesmo local onde tinha feito a captura da manhã .
Como é normal começo a bater tudo de uma ponta a outra e nem sinal de peixe! Entretanto o Jota chega mais tarde e começamos a procurar novas zonas.
As horas foram passando até que mesmo no final passamos por um fundão onde estavam três companheiros ao surfcasting que já tinham capturado 3 robalotes, o que nos deu ainda alguma esperança e logo a seguir ás canas deles faço uns lançamentos e não foi preciso esperar muito e sinto uma prisão ... Umas investidas engraçadas e peixe cá fora!
Sem mais nenhum sinal deles , seguimos caminho até que mesmo nos últimos lançamentos mal que o vinil cai senti logo uma prisão estranha e na ponta da linha estava algo de "esquesito" que não conseguia identificar ... para meu espanto quando meto o peixe a seco reparei que se tratava de um carapau e preso pela cabeça ...! 
 Pode-se dizer que o desgraçado tava no sitio errado à hora errada!



 Demos por terminada a jornada , e estas foram as minhas primeiras capturas de 2014 ao spinning!

Cumprimentos!










quarta-feira, 5 de março de 2014

Embarcada aos Pargos!

Com o mar na costa a dar poucas oportunidades de pescar ,acabei por aceitar o convite do meu pai para ir fazer uma embarcada!
Havia uma ligeira brisa logo pela madrugada, mas ao longo do dia acabou por quebrar e dar excelentes condições de pesca.
Quando chegamos e começamos a sondar, não havia marcação de peixe nos primeiros 3 spots ... a coisa não estava boa até que no 4º Spot  ( um grande cabeço de pedra ) o peixe começa a dar sinal ... As choupas mal deixavam a isco chegar ao fundo que marcavam logo presença! Até que das modestas porradinhas que sentimos , já perto de umas 3h de pesca começou a entrar peixe graúdo que pela violência das porradas eram sem dúvida os vermelhinhos que tinham chegado ... até ao momento não estava a safar-me mal mas daí poder pensar que pescar de barco é só deixar cair a frente da boca do peixe ...não é verdade! Eu continuei a pescar com camarão para conseguir tirar mais uns peixinhos ( tão contente que tava de sentir uns peixinhos ) e o meu pai muda de imediato de isco e bem mais generoso! Não foi preciso muito para o primeiro Pargo dar sinal na cana dele .... 


 e eu com camarão ..... segundo Pargo com 6.5kg e eu com camarão ... terceiro pargo com 5.4kg e eu com camarão ... ao fim do terceiro quando vejo que realmente o isco estava a fazer a diferença lá mudo ...até que ......... a maré rodou e tirou o barco do cabeço! 



Deixamos de sentir o peixe e um pouco depois quando conseguimos lá voltar já não havia peixe . A pesca estava mais que feita , resolvemos dar por terminada a pesca pois já tinhamos 2 bonitos exemplares a bordo.



Ainda não foi desta que consegui dar uma "lição" no velhinho...ainda muito longe disso! Mas para a próxima não vou deslumbrar-me com as choupas e safias e vou trabalhar para eles e a aí o resultado pode ser outro...ou não ;) 

Fica aqui o video resumido da Jornada:

 

Cumprimentos!



terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Surfcasting é alternativa!

Boas Malta,

Quando pensava que o Inverno passado tinha sido mau, este então está a ser péssimo! 
Sem condições nenhumas  para pescar, o material de spinnig esse já ganhou pó ... e quando assim  é acabei por ter de me virar para o Surfcasting que também sabe bem ( neste momento qualquer tipo de pesca acaba por saber bem ) !
Num dos poucos dias que o mar deu uma quebra e com algumas condições ,lá resolvi tirar as canas de Surfcasting do armário para fazer uma jornada de pesca.
Cheguei ao pesqueiro ao meio da tarde e estavam lá cinco companheiros também a tentar a sua sorte mas ainda sem sucesso. 
As horas foram passando e nada ... os outros comapnheiros um a um acabaram por ir embora até que fiquei lá sozinho e francamente com muito poucas espectativas de tirar alguma coisa ...o que me fez continuar foi ter combinado com o Víctor  que ficou de aparecer lá mais pela noite. Pouco antes dele chegar, umas das minhas canas estava toda corrida para Norte ... e quando vou a ver ... finalmente deram sinal e que belo sinal!Um bonito sargo que acusou 1.450 kg!



 Nisto o Victor chega e monta a sua cana , metemos a conversa em dia e quando vou a ver a minha cana estava toda corrida? Ohhh lá!!! O peixe não deu sinal e para ser sincero não sei á quanto tempo lá estava porque assim que pego na cana começo a recuprar e posso dizer que estava toda corrida para SUL! Tão tão corrida que fiquei virado para o lado da praia ... humm??? Começo a recuperar a acompanhar o fio até que ... Era um robalo que já estava em SECO!!! ahahah
Ficamos todos entusiasmados , e a partir daqui a pesca resumiu-se a pouco mais , pois em pouco tempo fizemos a nossa pesca ...ainda tirei mais 4 robalos e aproveitei 2, já o Víctor fez a sua estreia ao Surfcasting! 


 

Depois da maré dar a volta o peixe deixou de dar sinal , mesmo com mais alguma persistência os resultados estavam a ser desanimadores e demos por terminada a jornada.

Já deu para matar o vicio! ;)


Cumprimentos!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Robalo Record

Boas malta, 

Poucos dias depois de ter perdido o "tal" que procurava à uns bons meses ,  tive de procurar a minha sorte novamente no mesmo local !
Mais uma vez lá fui sem companhia ...pois há dias que o Jota gosta é de ir pescar Beirões com gelo e o Victor também não consegiu ir por falta da disponibilidade.
Neste dia tive de levar o meu Rarenium 3000 e a Game Ar-c de 2,60! Tanto a cana como o carreto que costuma usar estavam em reparações!
Uma cana um pouco mais pequena , leve e com muita sensibilidade mas obviamente por não ser minha andava com um pouco de receio de fazer alguma asneira!
O carreto, o meu pequeno e velhinho Rarenium que já treme por todos os lados mas ainda vai safando para algumas fainas!
Agora com fatechas novinhas, a DUO "matadora" estava pronta para ir novamente para dentro de água... 
Depois de andar 1h sem nada sentir , resolvo fazer um intervalo para comer qualquer coisa , fazer um pouco de fumo e volto ao ataque... por volta do segundo lançamento quando nada fazia prever , quase em seco e a uns 3 m de mim levo uma grande investida .... e quando eu tento perceber o que se passou já o meu velhinho fazia  "ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ"  ... ok! Senti o MEDO! lol  ... A cana estava completamente vergada e o carreto não parava de dar fio ... lá consegui concentrar-me e pensar para mim " este tem de ser teu e depois de o tirares podes então ficar nervoso!"  ... começo a ver que já começava a ficar muito longe e já era hora de parar de levar linha ... até que finalmente cedeu um pouco e a partir daí já conseguia ir recuperando um pouco de fio  e "ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ" novamente! Teria de ter mesmo muita calma e cansar bem o peixe pois não tinha carreto para andar com grandes aventuras...
Ao fim de uns bons 5 ou 6 minutos lá o consegui encalhar cá fora ! Posso afirmar que até hoje ,foi o peixe que mais luta me deu e que mais gozo deu tirar! 

Um belo exemplar que marcou 5.800 kg e que de momento fica registado como o meu novo record pessoal!




Depois deste ainda saiu mais um robalo engraçado mas por estar tão contente foi o seu dia de sorte e foi  devolvido ... o dia estava mais que ganho!

E foi o último de 2013!


P.S. - Obrigado Jota pela tua cana!Tiveste sorte de chegar em 3 partes pois ainda pensei entregar em 5 ou 6 partes! ;) 



Cumprimentos!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Desejar "Boa Pesca!" afinal dá Sorte ou Azar?

Ainda em 2013 estava eu com o dia livre ,pensei em pegar nas coisas de spinning e ir fazer uns lançamentos ao final da tarde até á hora de jantar . 
Telefonei ao Victor e prontamente aceitou o convite mas devido a assuntos que surgiram acabou por telefonar um pouco depois a dizer que não poderia ir e no final termina com " Boa Pesca!".
Pronto, já não vou apanhar nada pensei eu! 
Já na praia , meto logo o jerkbait que me tinha tirado o peixe na jornada anterior e começo a jornada ... já no cair do dia reparo que não estava sozinho pois a uns 200m estava também um pescador a tentar a sua sorte quando ... PUM PUM PUM!!! Zzzzzzzzz...zzzzzzzzzzzz.zzzzzzz! Uiiiiiiiiiiiii! Este era dos bons! Lutou com todas as forças que tinha e só quando cansou é que o consegui meter cá fora com a ajuda do mar. 



Fui meter o peixe ao saco e quando vou a virar.me para baixo estava o dito pescador já quase em cima de mim e pergunta " Então já saiu alguma coisa???" LOL! Disse a ele que tinha acabado de tirar um peixinho ( como se não soubesse já ) ! Nisto nem dá hipotese, vira-se e vai de imediato para onde eu estava ...ahahah! Nem queria acreditar que numa praia enorme, tinha de meter-se logo ali ... Sentei-me ,aproveitei para disfrutar o momento e fumar uma bisca !  Ainda deu tempo de telefonar ao Jota  para ele lá ir ter e ir comer qualquer coisa até ter o local novamente disponivel .
O "intruso" ao fim de uns 30 min sem nada sentir acabou por ir embora ! Continuei sempre com fezada naquela amostra até que chega o Jota ... mais uma paragem para o ritual do fumo! Voltamos ao ataque e nem sinal deles ... já estava a chegar à hora de ir embora e resolvo ir lavar o peixe para arrumar as coisas quando chega o Jota ao pé de mim e diz " Pah, levei agora uma bela ripada e era de peixe bom! Mas quando digo bom não estou a falar de robalo de 1 kg ou 2kg ..foi mesmo uma bela investida " ...meto a mala ás costas e pronto para fazer mais 2 ou 3 lançamentos ...chego ao pé do Jota e faço um lançamento ...começo a recolher e.... CANA VERGADA!! A pressão era enorme e as cabeçadas era mesmo de peixe de grande porte até que ....PIM............solta-se! O tempo que o peixe lá teve não me deixou sequer recuperar linha! Acho que mudei de cor quando senti o peixe a desferrar ...lancei novamente e sempre a pensar o porquê de ter desferrado , e quando recolhi novamente fui ver a amostra ... pois é , a fatecha do meio simplesmente não estava lá ! F#mfk C$%fjnfjn!!!Assim já fazia sentido!
Pior que não sentir peixe é ter um peixe lá ferrado e fugir! Tentei continuar a pescar mas a minha cabeça já não estava na pesca e pouco depois acabamos por dar por terminada a jornada.


Nesta jornada ganhou o barrote mas na seguinte a história foi outra ;) 

Cumprimentos!


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Resumo de 2013


Aqui fica um pequeno resumo de alguns dos bons momentos vividos pelos Grades na Praia em 2013. Um ano que inicialmente não foi muito bom em capturas mas que a pouco e pouco acabou por ser positivo pelo final de ano mais animador.






Que 2014 seja um bom ano para todos!

São os nossos votos ;)






terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Jerkbaits para variar um pouco!

Boas malta, 

Mais uma jornada antes do final do ano em que deu uns peixinhos.
Os intervinientes foram os suspeitos do costume ... hora combinada e lá estava eu, Jota e Victor no local combinado para fazer uns lances ...
Logo nos primeiros lances o peixe deu sinal no vinil mas como nas jornadas anteriores o peixe andava lá, mas a morder muito mal mesmo, ao ponto de já meter nojo por nunca ferrar! Resolvi mudar para Jerkbait e logo no primeiro lançamento mesmo quase junto a mim sinto uma prisão e sem pedir permissão o peixe começa a cobrar fio ... peixe bom pensei eu! Depois de umas boas cabeçadas e arranques lá ficou em seco!
Um belo robalo mas não do tamanho que imaginava! A razão do pelo qual estava a fazer tanta pressão e grandes corridas foi vir ferrado praticamente pela barriga.
Pouco depois o Victor tem lá um peixe mas acaba por ter o seu primeiro desgosto ao spinning, o peixe desferra...
O tempo foi passando e quando já pensavamos que a pesca estava feita, mas ainda tive a sorte de enganar mais um bonito robalo mas este mais pequeno que o anterior.



Quando à muito já tinhamos perdido a fé nos Jerkbaits perante os Sofbaits esta jornada serviu para mostrar que temos que saber adaptar-nos perante as condições e certas situações. 
Nesta jornada os Jerkbaits deram frutos e voltaram a ter um cantinho especial na mala das amostras!


Bom 2014!