Seguidores

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Robalo Record

Boas malta, 

Poucos dias depois de ter perdido o "tal" que procurava à uns bons meses ,  tive de procurar a minha sorte novamente no mesmo local !
Mais uma vez lá fui sem companhia ...pois há dias que o Jota gosta é de ir pescar Beirões com gelo e o Victor também não consegiu ir por falta da disponibilidade.
Neste dia tive de levar o meu Rarenium 3000 e a Game Ar-c de 2,60! Tanto a cana como o carreto que costuma usar estavam em reparações!
Uma cana um pouco mais pequena , leve e com muita sensibilidade mas obviamente por não ser minha andava com um pouco de receio de fazer alguma asneira!
O carreto, o meu pequeno e velhinho Rarenium que já treme por todos os lados mas ainda vai safando para algumas fainas!
Agora com fatechas novinhas, a DUO "matadora" estava pronta para ir novamente para dentro de água... 
Depois de andar 1h sem nada sentir , resolvo fazer um intervalo para comer qualquer coisa , fazer um pouco de fumo e volto ao ataque... por volta do segundo lançamento quando nada fazia prever , quase em seco e a uns 3 m de mim levo uma grande investida .... e quando eu tento perceber o que se passou já o meu velhinho fazia  "ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ"  ... ok! Senti o MEDO! lol  ... A cana estava completamente vergada e o carreto não parava de dar fio ... lá consegui concentrar-me e pensar para mim " este tem de ser teu e depois de o tirares podes então ficar nervoso!"  ... começo a ver que já começava a ficar muito longe e já era hora de parar de levar linha ... até que finalmente cedeu um pouco e a partir daí já conseguia ir recuperando um pouco de fio  e "ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ" novamente! Teria de ter mesmo muita calma e cansar bem o peixe pois não tinha carreto para andar com grandes aventuras...
Ao fim de uns bons 5 ou 6 minutos lá o consegui encalhar cá fora ! Posso afirmar que até hoje ,foi o peixe que mais luta me deu e que mais gozo deu tirar! 

Um belo exemplar que marcou 5.800 kg e que de momento fica registado como o meu novo record pessoal!




Depois deste ainda saiu mais um robalo engraçado mas por estar tão contente foi o seu dia de sorte e foi  devolvido ... o dia estava mais que ganho!

E foi o último de 2013!


P.S. - Obrigado Jota pela tua cana!Tiveste sorte de chegar em 3 partes pois ainda pensei entregar em 5 ou 6 partes! ;) 



Cumprimentos!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Desejar "Boa Pesca!" afinal dá Sorte ou Azar?

Ainda em 2013 estava eu com o dia livre ,pensei em pegar nas coisas de spinning e ir fazer uns lançamentos ao final da tarde até á hora de jantar . 
Telefonei ao Victor e prontamente aceitou o convite mas devido a assuntos que surgiram acabou por telefonar um pouco depois a dizer que não poderia ir e no final termina com " Boa Pesca!".
Pronto, já não vou apanhar nada pensei eu! 
Já na praia , meto logo o jerkbait que me tinha tirado o peixe na jornada anterior e começo a jornada ... já no cair do dia reparo que não estava sozinho pois a uns 200m estava também um pescador a tentar a sua sorte quando ... PUM PUM PUM!!! Zzzzzzzzz...zzzzzzzzzzzz.zzzzzzz! Uiiiiiiiiiiiii! Este era dos bons! Lutou com todas as forças que tinha e só quando cansou é que o consegui meter cá fora com a ajuda do mar. 



Fui meter o peixe ao saco e quando vou a virar.me para baixo estava o dito pescador já quase em cima de mim e pergunta " Então já saiu alguma coisa???" LOL! Disse a ele que tinha acabado de tirar um peixinho ( como se não soubesse já ) ! Nisto nem dá hipotese, vira-se e vai de imediato para onde eu estava ...ahahah! Nem queria acreditar que numa praia enorme, tinha de meter-se logo ali ... Sentei-me ,aproveitei para disfrutar o momento e fumar uma bisca !  Ainda deu tempo de telefonar ao Jota  para ele lá ir ter e ir comer qualquer coisa até ter o local novamente disponivel .
O "intruso" ao fim de uns 30 min sem nada sentir acabou por ir embora ! Continuei sempre com fezada naquela amostra até que chega o Jota ... mais uma paragem para o ritual do fumo! Voltamos ao ataque e nem sinal deles ... já estava a chegar à hora de ir embora e resolvo ir lavar o peixe para arrumar as coisas quando chega o Jota ao pé de mim e diz " Pah, levei agora uma bela ripada e era de peixe bom! Mas quando digo bom não estou a falar de robalo de 1 kg ou 2kg ..foi mesmo uma bela investida " ...meto a mala ás costas e pronto para fazer mais 2 ou 3 lançamentos ...chego ao pé do Jota e faço um lançamento ...começo a recolher e.... CANA VERGADA!! A pressão era enorme e as cabeçadas era mesmo de peixe de grande porte até que ....PIM............solta-se! O tempo que o peixe lá teve não me deixou sequer recuperar linha! Acho que mudei de cor quando senti o peixe a desferrar ...lancei novamente e sempre a pensar o porquê de ter desferrado , e quando recolhi novamente fui ver a amostra ... pois é , a fatecha do meio simplesmente não estava lá ! F#mfk C$%fjnfjn!!!Assim já fazia sentido!
Pior que não sentir peixe é ter um peixe lá ferrado e fugir! Tentei continuar a pescar mas a minha cabeça já não estava na pesca e pouco depois acabamos por dar por terminada a jornada.


Nesta jornada ganhou o barrote mas na seguinte a história foi outra ;) 

Cumprimentos!


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Resumo de 2013


Aqui fica um pequeno resumo de alguns dos bons momentos vividos pelos Grades na Praia em 2013. Um ano que inicialmente não foi muito bom em capturas mas que a pouco e pouco acabou por ser positivo pelo final de ano mais animador.






Que 2014 seja um bom ano para todos!

São os nossos votos ;)






terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Jerkbaits para variar um pouco!

Boas malta, 

Mais uma jornada antes do final do ano em que deu uns peixinhos.
Os intervinientes foram os suspeitos do costume ... hora combinada e lá estava eu, Jota e Victor no local combinado para fazer uns lances ...
Logo nos primeiros lances o peixe deu sinal no vinil mas como nas jornadas anteriores o peixe andava lá, mas a morder muito mal mesmo, ao ponto de já meter nojo por nunca ferrar! Resolvi mudar para Jerkbait e logo no primeiro lançamento mesmo quase junto a mim sinto uma prisão e sem pedir permissão o peixe começa a cobrar fio ... peixe bom pensei eu! Depois de umas boas cabeçadas e arranques lá ficou em seco!
Um belo robalo mas não do tamanho que imaginava! A razão do pelo qual estava a fazer tanta pressão e grandes corridas foi vir ferrado praticamente pela barriga.
Pouco depois o Victor tem lá um peixe mas acaba por ter o seu primeiro desgosto ao spinning, o peixe desferra...
O tempo foi passando e quando já pensavamos que a pesca estava feita, mas ainda tive a sorte de enganar mais um bonito robalo mas este mais pequeno que o anterior.



Quando à muito já tinhamos perdido a fé nos Jerkbaits perante os Sofbaits esta jornada serviu para mostrar que temos que saber adaptar-nos perante as condições e certas situações. 
Nesta jornada os Jerkbaits deram frutos e voltaram a ter um cantinho especial na mala das amostras!


Bom 2014!

 

sábado, 28 de dezembro de 2013

Noite de frio e de... peixe!!!

Boas Malta!!!

Depois de 2 grades seguidas em 2 pesqueiros diferentes, decidimos mudar de pesqueiro e decidimos ir para um pesqueiro relativamente perto.... Tinhamos visto o pesqueiro há um ano!!! lol nunca mais lá fomos. Mas decidimos arriscar e ir à procura de peixe....
E assim foi... à hora combinada fui ter com o Luciano e arriscamos, lá fomos os dois com uma breja do CATANO  em busca de peixe para um local pouco explorado por nós.
Chegámos ao pesqueiro, montamos as coisas e descemos a arriba. começamos a pescar mas o mar estava vazio e... nada!! o Luciano entretanto decidiu ir para cima de umas pedras, mas pelo caminho ainda levou uma molhita :D
Entretanto fazemos uma pausa para uma bisca à chuva... eu queria ir para Norte e ele para Sul... Depois da bisca lá decidimos ir para sul. Chegados ao local, eu estava a mudar a amostra para um vinil e o Luciano faz um lançamento, oiço qualquer coisa
e quando olho já está o Luciano com um peixe engatado :D ajudo a tirar o peixe e vou pescar, mal que lanço sinto o vinil a roçar em pedra (pensava eu!!) e derrepente começa a cana a bater... TUM TUM ... tiro o peixe... era o irmão gémeo do outro...Nisto voltamos à acção... começamos a sentir uns peixe mas não os conseguiamos ferrar... Com o passar do  tempo deixamos de sentir peixe durante 1 hora. Decidimos mudar de local mas antes demos mais uma hipótese ao pesqueiro...   Nisto o Luciano sente mais uns ataques e decidimos continuar por ali... derrepente do nada engata-se mais um peixe na minha cana, era um robalo Kileiro... O peixe voltava a dar sinal e engata-se mais um na minha cana!!! E depois outro.... e outro... e o Luciano não os conseguia ferrar... :( ele perguntava como eu os ferrava... até que lhe disse o segredo .... ELES É QUE SE ESTÃO A FERRAR SOZINHOS :D ( não sei se era do vento e do fio folgado... mas sentia algo esquisito que sabia que era peixe e derrepente estavam engatados :D) Já noite fora e regelados o Luciano engata mais 2 bons peixes :D
Quando o peixe deixou de morder decidimos terminar a jornada, sabiamos que era uma questão de tempo mas o corpo já estava a ceder. já tinhamos 11 horitas de pesca nas costas... e ainda tinhamos de
subir uma arriba... com o peixe às costas :D ( algo que já não sabia o que era há muito tempo).

Aqui ficam as fotos da pescaria :D




Os gradeiros aproveitam para desejar um bom ano de 2014!

P.S - Não vos vamos maçar mais! Temos de ir  até ao Casino de Portimão recuperar o dinheiro dispendido à pouco numa loja de pesca no Carvoeiro :) !
P.S.S- Pedimos desculpa pela qualidade das fotos, mas estavamos em modo zombie!

sábado, 14 de dezembro de 2013

Mais gelo no lombo!

Jornada mais uma vez de muito frio em que desta fui eu o Jota e Víctor!
Chegamos com grande esperança que poderia sair uns peixes apesar da maré não estar na altura desejada para aquele spot . 
 Após uns quantos lançamentos sinto uma boa investida que depois de um luta interessante com a ajuda do Jota consigo mete-lo cá fora ...




O tempo foi passando e nem sinal deles, até que o Jota resolve tentar outro spot e no primeiro lançamento que faz ...



Entretanto a maré fica sem altura de água,e com algumas horas e gelo em cima optamos por terminar a jornada.


Cumprimentos!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O vinil pode fazer a diferença!

Boas malta!

Temos andado com pouco tempo para o blog,muito trabalho, muita pesca enquanto o mar deixa,muita grade ás costas mas também algumas boas pescarias!

Aqui fica um relato em que depois de muita procura lá conseguimos dar com alguns peixinhos...

As condições climatéricas nas últimas semanas mudaram e muito , com tardes que fazem lembrar a primavera mas noites com frio de rachar que apenas os mais duros tem coragem para tentar a sua sorte!
Como praticamente só pescamos á noite , temos de estar sujeitos a essas condições ... bem agasalhados , e com o pinguinho no nariz já congelado lá fomos aventurar-nos para locais que em situação normal não iriamos mas com o mar parado dá para pescar .
Como é normal fui eu ,o amigo Jota e a inesperada companhia do Careca que apareceu para uma pescaria. Como nos bons velhos tempos o trio dos gradeiros estava completo !
Começamos a lançar e não foi preciso muito para sair o primeiro peixe! Quem foi o contemplado ? O desaparecido em combate! Sim, o Jorge que já nem devia saber fazer um lançamento muito menos lembrar-se o que era sentir peixe!eheheh ...Eu temia pela sua integridade física , pois podia dar.lhe uma  quebra de tensão ou mesmo um desmaio de tanta emoção! Mas aguentou.se bem no combate e conseguiu tirar o peixinho ... uma baila ! 
Os minutos foram passando e mais nada  ...  o Jota afastou-se para percorrer outros spots e acabou por ser compensado um pouco depois também com uma baila que foi devolvida.Pouco depois conseguiu ferrar um peixe calhau ( espécie muito abundante para aqueles lados ) que levou a melhor na luta e ficou com a sua querida amostra!
Eu sempre com jerkbaits,no mesmo local que o Jorge tinha tirado o peixe , antes de mudar de sitio penso em mudar para vinil e fazer o verdadeiro teste antes de abandonar o spot ...2 lançamentos e PUM! Peixe na pota da linha que com cuidadinho lá veio parar cá fora! Era um robalinho mas ainda sem medida para ir para o saco. Novo lançamento, e PUM! Outro! Desta vez um pouco maior mas mesmo à saida em zona complicada de pedra acaba por desferrar . O peixe miúdo estava presente mas não era desses que procuravamos ...até que um tempo depois faço um lançamento e estava a falar com o Careca e ZZZZ ....ZZZZZZZZZZZZZZ... "Eh lá, este já é dos bons ... Jorge vou precisar da tua ajuda para o meter cá em cima!"  ...  As saudades eram tantas de sentir um bom peixe que à muito tempo que não disfrutava tanto de uma bela luta ... no final já junto à pedra a ajuda do Careca foi crucial , pois sozinho seria muito dificil de o cobrar.



 
 Depois de estar cá fora , lá começava a ouvir frases " Eu tiro as missangas e o cagado do costume tira o peixe grande" , " Sempre ao mesmo" , " O peixe devia estar doente para ir à cana dele" ... aquelas palavras que tanto sabe bem ouvir :D ahahah
Estava a chegar a hora de ir embora e o peixe deixou de colaborar mas acabou por ser uma bela jornada com algumas capturas .

Cumprimentos!