Seguidores

sábado, 21 de novembro de 2015

Double Strike!

Boas pessoal!
Com a entrada do Novembro parece que o peixe encostou com vontade de ficar aqui pelo Oeste.
Na jornada anterior o peixe tinha mostrado grande actividade, boas capturas, então não havia outra hipótese a não ser ...ter de ir lá mais uma vez ao mesmo local e à mesma hora!
Combinei com o suspeito do costume (Jota) , o Jorge Careca lá fez uma aparição e resolveu 100 anos depois em ir pescar também , enquanto o Vítor Nelson não podia ir tão cedo acabou por aparecer um pouco mais tarde.
Mais uma vez mal que chegamos o peixe começou a dar sinal de vida com alguns ataques visíveis à superfície. 
Algumas recuperações com uns ameaços de ferragem mas nada .... até que o Jorge é o primeiro a ter um engatado no jerkbait mas a meio caminho desferra ....de seguida engato um também e também desferra ... O Jota então não deu hipótese, a primeira oportunidade e peixe cá para fora! Um robalinho que foi devolvido á água de imediato !
A faina estava a ficar animada ,um pouco depois o Jorge tira um pequeno (também devolvido) e o Jota consegue enganar um peixe bom mas com um pouco de azar acabou por desferrar. 
O Victor entretanto chega e também engata logo um e acaba por o perder também! Não estava nada fácil de conseguir trazer o peixe para fora e ainda para piorar o peixe a pouco e pouco começava a deixar de dar sinais de actividade até que parou mesmo.
Quando pensava que a grade ia ser mais que certa , no momento que até pescava junto ao Jota, mudei para um Jerkbait que muitas alegrias tem dado e disse na brincadeira para o Jota "Com esta matadora??? Se o peixe andar aí é já!! " e  na conversa , 2 ou 3 lançamentos e levo uma grande porrada e cana completamente vincada que me apanhou completamente de surpresa....com uns ligeiros "zzzz...zzzz"  pouco depois estava a seco ! Só que não o conseguia puxar para cima ....até que o Jota ajudou e aí percebi porque que ele ficou a seco não mexia mais ...um grande Robalão!




Realmente a amostra é mesmo boa! Mas tão boa....! Tão mas tão boa ...!
Quando vou para desferrar o peixe o impensável acontece ....PUMBAS! DOUBLE STRIKE!!!!quando pegava nas costas da amostra para desferrar o peixe esqueci-me que um peixe de grande calibre não se segura com tanta facilidade ...então mal que o peixe vira, a fatecha apanha-me o dedo!Amostra não só apanhou o peixe como tinha acabado de apanhar também o pescador! E segurar um bicho que 5kg aos pulos com uma fatecha cravada no dedo ?????!Tanto mexeu que senti mesmo a cravar pela carne dentro até que senti sair .... pelo outro lado...
Comecei a gritar cheio de dores e de imediato chega o Jorge logo de seguida o Jota e o Vítor !
Dois para cima do peixe para não mexer mais e o Victor o operador de serviço sem anestesia! 
Sei que foram 30min de sangue ,suor e lágrimas mas até foi bom ter espetado de uma lado ao outro que assim deu para cortar a barbela e retirar a fatecha do dedo! ahahah

Aqui algumas fotos do sucedido ...






Depois disto , ainda pescamos mais 1h mas o peixe deve ter espantado com os meus gritos e não quiseram mais nada conosco!

As duas grandes conclusões desta jornada:
Nunca facilitar a desferrar um peixe seja grande ou pequeno e pensar que os azares só acontecem aos outros!
Amostra do c@@@@@@ uma verdadeira matadora!

Cumprimentos!

sábado, 7 de novembro de 2015

Noite de vento e grande actividade!

Boas malta,

Um noite destas resolvi ir fazer uma curta investida ao spinning!
As condições não eram as ideais pois o vento soprava forte, cheguei mesmo a pensar em não equipar e voltar para casa. Mas como já tinha a ideia feita que tinha de ir, tive de o fazer!
Mal começo a fazer uns lançamentos com vinil , sinto duas investidas, uma delas quase junto à rebentação... a violência do ataque foi tal, que fez com que a mão escapasse da manivela e não me permitisse fazer a ferragem!
No local havia uma grande actividade do peixe que mesmo sendo de noite conseguia ver e ouvir os ataques à superfície. O que não foi preciso muito para efectuar a primeira captura .... 
Um lançamento e também no final da recolha um grande puxão e zzzzzzz....zzzzzz....zzzzzzz .... e com alguma calma lá ficou a seco!
Mais uns lançamentos e engano o segundo mas este era juvenil e lá devolvido para ganhar mais peso!
Todo feliz da vida a pensar ainda na captura anterior e novamente peixe na ponta da linha mas este dava para perceber que era uma outra espécie ... uma baila! Pouco depois , volto a sentir mais uns toques ....troco a cor do vinil e nova captura ! 
A maré começava a perder altura e depois de sentir mais umas investidas mas sem conseguir ferrar o peixe lá foi afastando .... Com 4 capturas e 3 peixes no saco já tinha compensado!
Começo a perceber que o peixe já não estava e frenesim, e começo a pensar em percorrer o pesqueiro de cima a baixo e depois ir embora .  
Vou para cima e nada .... para baixo e já nos últimos lançamentos e zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.....zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!
Não queria acreditar! O carreto até deitava fumo!Tinha outro grandalhão na ponta da linha ... mas este parecia que não tinha vontade de parar.... depois de muita linha levada lá consigo vira-lo para mim e aos poucos ir ganhando metros ao peixe! Mais umas corridas mas sem aquela força inicial e lá o consigo meter na areia. 
Até poderia insistir um pouco mais e quem sabe ainda ter mais alguma alegria, mas a noite estava ganha com 5 capturas e 2 delas de grande calibre!


Pescaria da noite...




Os dois grandalhões...







Cumprimentos!


domingo, 1 de novembro de 2015

Regresso em grande!

Boas malta,

Como tinha dito no relato anterior , as coisas não tem sido fáceis! 
Um dos acidentes que me aconteceu (costela partida) fez com que tivesse de me afastar da pesca durante 1 mês e qualquer coisa... como podem imaginar, para quem tem o vício da pesca entranhado estar tanto tempo ausente do mar e da pesca é uma grande sacrificio!
Mas as coisas voltaram ao normal, mal fiquei apto  as jornadas voltaram e com mais "fome" de pesca que nunca!
Uma bela noite em que as condições eram excelentes, consegui convencer o Vítor Nelson a fazer uma directa já que para o local estipulado é muito bom no pico da maré cheia . O problema é que a cheia era só ás 6h da manhã! 
O Jota como ia trabalhar foi mais cedo para o spot enquanto eu e o Victor acabamos por apostar em ir umas horas depois.
Chegou à hora combinada e enquanto estamos a equipar apareceu o Jota que tinha a sua jornada feita e com boas noticias para dar! Tinha tirado um robalote e sentido por várias vezes peixe. 
Depois meter a conversa em dia lá fomos andando para o pesqueiro e mal que lá chegamos não foi preciso muito para o Vítor ter dado com eles ! Um robalote que foi devolvido mas era um excelente sinal. 
A maré estava a começar a ganhar a altura de água que desejávamos e o peixe começou a enconstar!
Tanto eu como o Vítor íamos sentido peixe mas sem conseguir ferrar até que consegui enganar o meu primeiro...depois de uma luta engraçada lá o meti a seco e que saudades que tinha de ver um prateadinho aos saltos!
Já estava feliz da vida...depois de estar tanto tempo parado , consegui voltar a ter aquelas sensações que me fazem recordar o porquê de gostar tanto de pescar e de perder tantas e tantas horas junto ao mar.
Ainda estava eu em estado de euforia e o Vítor a já trabalhava um peixe .... uma luta controlada e o seu segundo estava cá fora mas este já com um bom tamanho.
Passou mais um pouco e o peixe parecia deixar de dar sinal , até que zz...zz...zz..zzz! Olha , tenho cá um ... pouco depois estava cá fora!
Depois de o meter no saco cheguei junto ao Victor e lancei .... dizia eu para ele " Por mim a pesca estava feita com o primeiro então com  .... "   zz...zzz. zzzz!    Nem tive tempo de acabar de falar e já estava a trabalhar o meu terceiro peixe da noite... pouco depois estava em seco e saco com ele!
Depois de um bom tempo sem sentir mais nada ...mudo a cor do vinil e um pouco depois de começar a recuperar levei uma porrada seca que o carreto até disparou ... mas não ferrou! Até perguntei " Vitor ouviste???? Já era um bom peixe!! " 
Novo lançamento e zzzzzzzzzzzz.....zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz....zzzzzzzzzzzzzz....zzzzzzzzzzzzz ... o bixo do lançamento anterior ainda lá estava de passagem mas desta tinha ficado! A cana estava completamente vincada enquanto o peixe só dava fio  .... depois das grandes corridas e violentas cabeçadas lá começou a ceder e com a ajuda do Vítor o peixe veio parar cá fora. 



Um lindo robalo ....




Mais uns lançamentos e consigo tirar outro ....enquanto a hora do Victor estava a chegar ( ia trabalhar ) mas ainda com tempo de tirar o seu terceiro da noite.
Já sozinho , ainda aguentei 2h com mais 2 capturas em que uma delas um pouco diferente do habitual ....


Um belo carapau!
E a outra o meu sexto robalo da noite!
Com a maré já a dar a volta e com pouca actividade acabei por dar fim a mais uma jornada e que jornada esta !






Cumprimentos!