Seguidores

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Spinning em Aljezur!

Com o fim de semana prolongado resolvi ir passar umas mini férias a Aljezur e como não podia deixar de aproveitar a oportunidade para pescar , optei por levar o material de spinning para fazer umas investidas .
Primeira jornada em que foi a única tarde em que o sol espreitou, optei por um pesqueiro em que já tirei uns peixitos em anos anteriores ( também pouco mais conheço da zona ) em que as melhores zonas ficam descobertas com a maré vazia .  Cheguei a meio da tarde em que a maré ainda estava a vazar e já com umas duas horas em que apenas vi por duas vezes peixe juvenil atrás da amostra ,quando pensava em ir para casa com uma grade , consigo chegar a uma zona de pedra ...aguns lançamentos com a Saltiga e consigo a primeira captura , uma baila ! Sem o tamanho que desejava lá voltou ao seu habitat ...



 Volto à zona e lanço...novamente cana a bater , desta vez parecia ser umas investidas um pouco melhores ... era um robalote que também foi devolvido!





Ainda fiz mais uns poucos lançamentos e senti mais um ataque mas estava na hora de ir embora e não insisti mais!
 Segunda jornada resolvi apostar noutro pesqueiro ... mala ás costas e tinha umas três horas para tentar descobrir mais a zona e tentar enganar algum peixinho! De salientar que boas zonas de pesca por aqui não faltam , tudo muito á base de pedra e caneiros , tipos de pesqueiros muito diferentes do que estou habituado a pescar e como não tinha companhia opto sempre por não me aventurar muito em zonas que desconheço ... Nesta penúltima jornada apenas senti um ataque mas sem sucesso e ia deixando lá a minha querida Saltiga mas com um pouco de paciência lá consegui soltar a amostra da pedra .
Terceira e última jornada ... era a derradeira jornada em que iria tentar procurar um peixinho decente para conseguir apresentar o jantar à namorada... ahahah
Percorri uma extensão enorme de praia e pedra e nada de sinal deles , pelo caminho encontro uma Amostra Barros Macua o que já nem tudo estava perdido! Lançamentos atrás de lançamentos até que fui para cima de uma pedra e num lançamento vejo um robalo atrás da amostra e já quase ao pé de mim fica quase colado á amostra no escoar da água , dou um toque de ponteira em último recurso antes de ficar a seco e ... vi tudo em tempo real ...a perseguição e o ataque ! Ainda não tinha sido desta vez que ia com o jantar para casa ... ainda insisti mais 1h e mais nada !
 
Fica aqui um pequeno resumo das três jornadas ...




Já deu para brincar um pouco com pequenas capturas ,e o objectivo de tirar um bom robalo fica adiado para Agosto quando tiver de férias e lá voltar ( Já agora com um pouco mais de sol ) !



Cumprimentos!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Saltiga a salvar a Grade!

Boas!

Depois de algumas jornadas com uns peixinhos, desta vez o mar a prometer exelentes condições, lá combinei com o Jota e com o Jorge em ir fazer uns lançamentos na esperança de dar continuidade ás jornadas anteriores sem a nossa amiga GRADE!
 Inicialmente na companhia do Jota lá fomos um pouco para a pedra ver se por lá havia sinal deles mas depressa dirigimo-nos para a praia .






  O jota com amostra de superficie e eu com vinil lá fomos nós batendo o terreno palmo a palmo até que numa zona com mais pedra e pouca profundidade optei por mudar para a Saltiga Laser Sardine e com poucos lançamentos senti uma bela investida e peixe ferrado...umas boas cabeçadas e peixe em seco! Peixe de um bom nipe mas magro no qual vou tentar desferrar e vejo que engoliu a amostra por completo .... um verdadeiro pincel! Primeira fatecha foi a mais fácil e vinha dobrada, segunda estava lá bem dentro e vinha partida , terceira e última ... dentro do buxo!! Tive que partir a terceira para não ter de fazer uma autópsia ao bixo ! 



 Ficamos animados pois havia sinal deles e a maré tinha começado a virar .
Pouco depois chega o Jorge com o seu estilo inconfundível de pescador de classe ( um pescador de classe por norma chega tarde e vai cedo ) , e junta-se a nós e lá continuamos ... o tempo vai passando , já de noite tive ainda um peixe engatado que desferra e o Jota ainda tirou um Robalote que foi devolvido.
Já com 6 horitas de insistência demos a jornada por terminada em que os robalos parece que vão aparecendo a conta gotas.


Abraço!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Final de tarde com algumas capturas...

Mais uma jornada, mas esta com a particularidade de ser um final de tarde de Primavera!
Começou por volta das 18h ,eu e o Jota chegamos ao local e deparamo-nos com mar calmo (1.5m) ,periodo baixo (8) e sem vento ... Tendo em conta
estes últimos meses pode-se dizer que estavamos quase no paraíso!
Na praia estavam apenas dois pescadores ao Surfcasting e tinhamos todo o resto só para explorar!
Depois de passar-mos pelos pescadores , reparamos que junto á rebentação estava um grande cardume de peixe-agulha e alguns deles de grande porte...
Uns quantos lançamentos e sinto peixe mas não consigo fazer a ferragem ... nisto o peixe começa a afastar mais um pouco e começam a chegar dois Spinneiros junto a nós!
O Jorge que só conseguiu chegar mais tarde , e o nosso amigo Paulo (Robalo de Carbono) ! Alguma conversa para meter em dia e vamos a eles ... ou tentar !
Após mais alguns ataques falhados a Passeantes e Vinis o Paulo consegue ferrar um com Jerkbait ,neste caso uma Baila que foi prontamente devolvida ao seu habitat Natural.



Mais uns lançamentos e foi a minha vez , mesmo na escoa sinto uns tremeliques e pouco foi preciso para o tirar para fora ( pela foto dá para perceber porquê ) ...


Nisto a "hora sexual" ia passando e o amigo Paulo começa a fazer o caminho de volta para casa ...e nós a insistir no mesmo local até que lanço e nem tempo quase tive de dar a manivela
e sinto uma coisa brava no outro lado da linha ... era a irmã da outra que também tinha excesso de peso por sinal!



Nisto o Jorge também acabou por ir embora e fiquei lá com o Jota para fazer umas horas á noite a ver se algo mais encostava por ali mas foi em vão ... nada mais saiu!
Foi tudo peixinho do infantário mas já deu para animar um pouco o excelente final de tarde que á muito não se via.

Cumprimentos!
 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Robalito

Mais um dia de vento e lá fui eu e o Luciano para o vicio... escolhemos o mesmo pequeiro onde ele tinha tirado um  robalo no dia anterior. Começamos a "Fainar" e entretanto aparece o Cigano e depois o Careca ... começamos a sentir um ou outro peixe... o Cigano engatou um peixe mas perdeu o gajo :S era a sua estreia ao spinning ( Melhores dias virão) Com o tempo a passar começam as tainhas a ser atacadas mesmo à nossa frente ... mais um toque ou outro e nada.... entretanto o Careca e o Cigano fartam-se de Fainar e vão embora ... Ficaram os resistentes do costume:D ehehehe.
Continuavamos a bater aquilo tudo com vinil e com amostra. Já estava na hora de ir embora e fomos fazer os ultimos lançamentos... Como era zona de pedra mudo para um vinil que já tinha há algum tempo e que pouco usava... andei por cima das pedras e nada ... chego junto á foz e faço um lançamento  e TUM TUM TUM facilmente veio para fora era um robalito Kileiro :D nisto o Luciano sente dois toque mas o peixe não ferrou ... passados 20 minutos demos por terminada a Jornada .


Cumprimentos